Complexo ao ar livre será aberto na segunda quinzena de janeiro com capacidade para receber até mil pessoas e uma intensa programação que inclui festivais de jazz, exposições imersivas, sessões de cinema a céu aberto e feiras criativas
Projeto que mobiliza anualmente milhares de pessoas nas ruas e nos centros culturais de Porto Alegre, o Noite dos Museus passará a ter o seu próprio espaço para eventos. Instalado na região do 4º Distrito, o local terá capacidade para receber até mil pessoas ao ar livre e contará com uma estrutura para abrigar atrações que unem arte, cultura, gastronomia, lazer, inovação e educação. A novidade será aberta ao público na segunda quinzena de janeiro com a intenção de oferecer uma intensa programação de quinta a domingo com shows dos mais diferentes estilos, festivais de jazz, exposições imersivas, sessões de cinema a céu aberto, palestras e feiras criativas.
“Nossa proposta é engajar a comunidade. Não apenas em uma noite, mas o ano inteiro. Queremos promover atividades que tragam reflexões importantes por meio de um espaço permanente de diálogo, trocas de saberes e iniciativas culturais”, detalha Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus.
O espaço cultural para eventos está localizado na Rua Almirante Tamandaré, 71, dentro de um complexo de 3 mil metros quadrados onde será construída a sede do Instituto Noite dos Museus, projeto social que terá um prédio no local com salas de aula para acolher cursos gratuitos, e onde hoje já existe um hub colaborativo da Rompecabezas, empresa catalisadora de cultura e entretenimento que realiza, anualmente, o Noite dos Museus, além de diversos outros projetos. Para erguer o empreendimento, que também conta com estações de trabalho e um atelier onde são produzidas as cenografias e estruturas dos eventos da produtora, o investimento inicial foi de R$ 500 mil, valor que deve ser ampliado com o restante da obra.
A inauguração do espaço cultural para eventos marca a expansão da Rompecabezas, que começou em 2009 como uma produtora de shows, responsável por turnês de nomes como Carla Bruni, Fito Páez, Julieta Venegas e Fuerza Bruta no Brasil, e hoje tem múltiplas funções, atuando como um estúdio de design, uma agência de publicidade e um laboratório de inovação que cria experiências disruptivas para o público, marcas e corporações.
A empresa também seguirá realizando anualmente o Noite dos Museus. Uma nova edição do evento já está prevista para maio de 2022, em formato presencial, com pelo menos 16 instituições culturais de Porto Alegre participantes e dezenas de atrações artísticas. O projeto estreou em Porto Alegre em 2016 e já reuniu milhares de pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada ano. Em sua última edição presencial, em 2019, o evento mobilizou mais de 105 mil pessoas. Em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.