A Prefeitura de Guaíba encaminhou à Câmara de Vereadores os projetos de reajuste salarial e do vale-alimentação para servidores municipais e professores.
Considerando o IPCA acumulado dos últimos 12 meses (janeiro a janeiro), que foi de 4,83%, a proposta inicial era aplicar esse percentual tanto nos salários quanto no benefício, mas, após negociações com os sindicatos, chegou-se a um aumento de 5% nos salários e 6% no vale-alimentação, garantindo ganho real acima da inflação.
Apesar de certa resistência sindical, a administração municipal considera essa proposta adequada e responsável dentro da atual realidade financeira.
O projeto foi enviado em regime de urgência na última terça-feira (18), especialmente devido à necessidade de aprovação do reajuste do vale-alimentação dentro do mês de fevereiro, pois a legislação vigente já não contempla os pagamentos para este período.
Após entrarem na sessão na terça-feira, os projetos seguiram para análise das comissões e serão apreciados em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20).