A evolução de questões envolvendo o atendimento à saúde nos hospitais foi o tema central debatido no encontro de 2025 da Assembleia Geral Ordinária (AGO), promovida pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL), realizado nesta quinta-feira, 15, na Fazenda do Bosque, em Guaíba.
“A saúde é o mais importante, pois estamos nos aproximando do inverno. Os prefeitos seguem reivindicando que o estado invista os R$ 39 milhões que prometeu, e estamos aguardando esse investimento na saúde”, Marcelo Maranata, presidente do Consórcio Granpal.
Além disso, os prefeitos cobram uma nova reunião com o governo Federal para avançar na decisão de investimento nacional na área e a criação de um plano especial para atendimento pós-enchentes.
“Como não houve a municipalização dos hospitais, estamos esperando esse incremento prometido e um plano de assistência, principalmente para a cidade de Canoas, com hospitais que atendem mais de cem cidades, então precisamos desafogar a região metropolitana, pois é um problema financeiro e estrutural ”, finaliza.
Na próxima semana está marcado um novo encontro com o estado para tratar do interesse em assumir a gestão dos hospitais da região metropolitana. Isso não exclui a busca por investimentos nos hospitais federais de Porto Alegre.