Piquete El Topador abre espaço para tradição da lã neste domingo durante oficina no Rancho Tabacaray

Piquete El Topador abre espaço para tradição da lã neste domingo durante oficina no Rancho Tabacaray

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
A atividade convida a uma conversa sobre a história da lã no Rio Grande do Sul, destacando sua importância econômica e cultural para o Estado. Haverá show de Maria Luiza Benitez
Rancho Tabacaray volta a ser palco, neste domingo (21), de uma programação que une conhecimento, gastronomia e música dentro do Piquete El Topador 2025. A atração da vez é a oficina “Lã, Cor e Memória”, conduzida pela Fios da Fazenda, de São Pedro do Sul, empresa que há quase 20 anos se dedica ao tingimento artesanal de lã natural.
O público poderá acompanhar a partir das 11h o processo de transformação da fibra e aprender sobre raças ovinas. Além do aprendizado prático, a atividade convida a uma conversa sobre a história da lã no Rio Grande do Sul, destacando sua importância econômica e cultural para o Estado.
Depois do aprendizado, o fogo de chão assume o protagonismo, com costelões e cortes nobres servidos em ilhas gastronômicas. A trilha sonora vem de Maria Luiza Benitez, nome histórico do nativismo e referência da música latino-americana. A artista sobe ao palco às 12h30, trazendo repertório que atravessa fronteiras e reforça a conexão entre o local e o universal.
O evento acontece das 11h às 16h, com ingressos a R$ 230 disponíveis pelo Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/eltopador
Fios da Fazenda
Fios da Fazenda é uma empresa especializada em fios de lã natural tingidos à mão para crochê, tricô e bordado. Com quase 20 anos de experiência, a empresa utiliza lã 100% natural proveniente de ovelhas criadas de forma sustentável, oferecendo produtos como lãs Merino e Corriedale, além de acessórios para trabalhos manuais. Os fios são conhecidos por seu toque artesanal único e a empresa também oferece um sabão líquido para lavagem delicada de peças de fibras naturais.