Caldeira Jazz realiza quinta edição com programação gratuita no Quarto Distrito de Porto Alegre

Caldeira Jazz realiza quinta edição com programação gratuita no Quarto Distrito de Porto Alegre

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Evento conecta música instrumental, arte e tecnologia com três apresentações ao vivo no Instituto Caldeira

 

Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o Instituto Caldeira sedia a quinta edição do Caldeira Jazz, evento musical gratuito e aberto ao público – para participar, basta se inscrever no link. A programação terá início às 17h e inclui apresentações dos grupos Delicatessen, Atairú e Baile Jamaican Jazz, dos DJs Posada e Micha, além de instalações artísticas e intervenções entre o Instituto Caldeira e o DC Navegantes.

Programação

 

Palco Caldeira:

  • 18h30 – Delicatessen: O grupo formado em 2006 mescla jazz tradicional e bossa nova, com influências do formato piano-trio e foco no violão brasileiro. A banda é composta pela vocalista Rowena Jameson, Antonio Flores (violão), Mano Gomes (bateria) e Nico Bueno (baixo).

Palco DC:

  • 19h30 – Atairú: Quarteto instrumental com formação em piano, contrabaixo, trompete e bateria. O grupo propõe um repertório marcado pelo improviso e pelo diálogo coletivo, com influências da música brasileira contemporânea. A formação conta com André Mendonça, Bruno Silva, Leonardo Bittencourt e Lucas Fê.
  • 20h30 – Baile Jamaican Jazz: Projeto comandado pelo saxofonista Cleômenes Junior, que também integra os grupos Trabalhos Espaciais Manuais e Kula Jazz. A apresentação homenageia nomes da música jamaicana, como Bob Marley e Skatalites, combinando arranjos de ska, reggae e dub com elementos da música brasileira. O grupo é formado por Cleômenes Junior (sax e flauta), Gian Becker (trompete e trombone), Fernando Catatau (bateria), Ras Vicente (piano), Gabriel Gorski (guitarra) e Mateus Albornoz (baixo).

Galerias DC

  • 17h — DJ Posada: Trazendo suas raízes indígenas, colombianas e amazônicas, a artista explora melodias e ritmos que acompanham sua trajetória, culminando na linguagem da música eletrônica enquanto expressão máxima de sua criação.
  • 19h30 — DJ Micha: Um dos DJs mais respeitados do sul do Brasil e da cultura hip hop, o artista vai muito além do entretenimento, mergulhando na conexão e troca entre DJs e abrindo espaço para artistas emergentes.
  • Jazz Motion Lights – James Camargo (Modular.mdlr): Uma instalação cinética e luminosa composta por 16 esculturas autônomas, cada uma realizando movimentos próprios e emitindo luz de forma independente.
  • JAZZ: o ritmo do cérebro – 1quarto.cc: Traduzir ideias em narrativas visuais imersivas e explorar o cruzamento entre o real e o digital: essa é a essência do estúdio de arte e tecnologia que desenvolve experiências através de code art, design de interações, IA e criação sensorial.

 

Serviço – 5ª edição do Caldeira Jazz

4 de dezembro, quarta-feira

Das 17h às 22h

Instituto Caldeira – Rua Frederico Mentz, 1606

Entrada gratuita, mediante cadastro no link

O Caldeira Jazz é viabilizado por meio da Lei Rouanet, e apresentado por Agibank, com patrocínio do Banco Topázio. A realização é do Instituto Caldeira em parceria com o Ministério da Cultura.