Apresentação neste sábado, dia 13 de dezembro, em São João do Polêsine, marca o encerramento da temporada comemorativa de 10 anos do projeto musical, com participação da Orquestra de Cordas, do Grupo de Metais e da Orquestra Sinfônica interpretando repertório que vai de trilhas sonoras de filme à abertura de ópera
A Orquestra Jovem Recanto Maestro encerra a temporada comemorativa dos seus 10 anos com um concerto gratuito e ao ar livre no dia 13 de dezembro, sábado, às 19h30, no Palco Bell’Anima, em São João do Polêsine. A apresentação, dividida em três momentos, reunirá mais de 70 alunos que participam do projeto artístico e educativo, regidos pelos professores Arianna Gutierrez e Cézar Guerra e também pelo maestro venezuelano Julian Ramos. O repertório vai de peças clássicas a trilhas sonoras de cinema e trechos de ópera.
A abertura do espetáculo será com a Orquestra de Sopros interpretando o Concerto para Flauta, de Pergolesi, e o quarto movimento do Concerto Grosso, de Händel, destacando solos dos alunos Joaquim Zimmerman, Elton Ventura, Erike Feldmann e Esther Radiske. Depois, será a vez do Grupo de Metais subir ao palco para apresentar a Canzona Seconda, de Gabrieli.
O encerramento da noite especial contará com a participação da orquestra completa, em formato sinfônico. O programa inclui a trilha sonora do compositor italiano Ennio Morricone para o filme Era Uma Vez no Oeste, com arranjos assinados por Vagner Cunha, além da abertura da ópera Nabucco, de Verdi, e um grande final com a animada composição Conga del Fuego Nuevo, de Arturo Márquez.
A apresentação marca o término de um ano importante para a Orquestra Jovem Recanto Maestro que, em 2025, completou sua primeira década de atividades e ainda atingiu um número recorde de alunos participantes. Atualmente, mais de 700 alunos fazem parte da iniciativa, distribuídos entre turmas de musicalização, iniciação instrumental e os que já atuam na orquestra.
Desde 2015, o projeto artístico e social oferece a formação musical e humanista de jovens da região da Quarta Colônia de Imigração, com aulas gratuitas em São João do Polêsine, Restinga Sêca, Agudo, Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Dona Francisca e Nova Palma, assim como no Recanto Maestro. A iniciativa tem realização da Associação OntoArte e é promovida pela Fundação Antonio Meneghetti, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, da Antonio Meneghetti Faculdade e das prefeituras de todas as cidades atendidas.
Serviço
Concerto de encerramento da temporada da Orquestra Jovem Recanto Maestro
Com regência de Arianna Gutierrez, Cezar Guerra e Julian Ramos
Dia 13 de dezembro, sábado, às 19h30min
Palco Bell’Anima (Rua Oniotan, S/N – Recanto Maestro – São João do Polêsine/RS)
Entrada franca



