Projeto é capitaneado por Diogo Carvalho e Lela Zaniol, fundadores do Destemperados
Depois de quase duas décadas dedicadas a contar histórias e valorizar o que o Rio Grande do Sul tem de mais saboroso, Diogo Carvalho e Lela Zaniol, fundadores do Destemperados, dão um novo passo na missão de posicionar a gastronomia como uma força de transformação cultural e econômica.
O Mesa Gaúcha nasce como um movimento que une turismo, cultura e gastronomia, com o objetivo de redescobrir, fortalecer e desenvolver novas regiões turísticas do estado a partir de um diagnóstico da vocação gastronômica de cada lugar, tendo a dupla como embaixadores oficiais da gastronomia do Rio Grande do Sul.
A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Turismo do RS, parte de um extenso trabalho de campo conduzido por um time de pesquisadores que se conectam diretamente com personagens locais para mapear ingredientes, rituais, métodos de preparo, tradições e histórias que ajudam a contar quem somos através da comida.
Todo esse material se transformará em guias pelos bares e restaurantes mais típicos e imperdíveis de cada região, livros de receitas de família, circuitos de palestras e uma série de ações práticas para inspirar produtores, cozinheiros e empreendedores a valorizar e utilizar cada vez mais o que é nosso no prato.
O projeto se apoia em dados concretos: segundo organismos internacionais, o turismo gastronômico é hoje um dos principais indutores de desenvolvimento regional.
Países como Peru e Portugal são exemplos de como a valorização da cozinha local pode atrair visitantes do mundo todo, gerar emprego e renda e reforçar o orgulho de um povo pelo seu território.
As primeiras regiões turísticas a serem mapeadas serão Campos de Cima da Serra, Litoral Norte, Missões, Rota das Araucárias, Vale da Felicidade, Pampa e Fronteira, e Vale do Rio Pardo.
Mais do que um projeto, o Mesa Gaúcha é um movimento de pertencimento, que acredita que o futuro da gastronomia do Rio Grande do Sul está na mesa posta entre quem produz, quem cozinha e quem viaja para descobrir novos sabores.
Todo o conteúdo será atualizado constantemente por Diogo e Lela no perfil oficial @mesa.gaucha e no site www.vivamesagaucha.com.br, onde, ao final do diagnóstico de cada etapa regional, estarão disponíveis todas as descobertas e materiais do projeto para desbravarmos esse mosaico cultural delicioso que mostra como a cozinha gaúcha é imbatível!


