Cultura e a tradição do homem do campo estarão retratadas neste novo espaço cultural inserido no Pavilhão Internacional a partir do dia 24
Com telas do artista Marciano Schmitz, pintor, escultor e professor nascido em Novo Hamburgo, inaugura dia 24 de agosto, no Pavilhão Internacional do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio, um novo espaço cultural na Expointer. Trata-se da Mostra Estância da Arte: Cultura e Tradição na Expointer, que poderá ser prestigiada diariamente das 8h às 20h30, até o dia 1º de setembro.
São 20 quadros que nos convidam à uma viagem ao regional, tangenciados pela riqueza cultural contemporânea do Rio Grande do Sul neste que é o maior evento agropecuário a céu aberto da América Latina. Baseado principalmente na releitura de Simões Lopes Neto e nos poemas de Jaime Caetano Braun, o artista retrata com tinta a óleo o mundo rural e campeiro com uma boa dose de romantismo e bucolismo da vida do gaúcho e do nativismo.
As cenas dão luz aos valores do homem simples, que, por vezes, protagonizava eventos heroicos nas revoluções românticas e idealísticas do nosso passado recente. “O gaúcho é um cara simples, andarilho, despojado. É um sujeito multifacetado que tem um cavalo e, quando muito, um cachorro”, afirma Schmitz. Elementos que podem ser visualizados no material da mostra, que começou a ser idealizada ainda no final da década de 90 e efetivamente colocada em prática em 2014.
Junto com as pinturas, preciosos textos da escritora Simone Saueressig criados exclusivamente para a Exposição. Os escritos – acompanhados de audiodescrição disponíveis para deficientes visuais – narram com maestria as cenas cotidianas caracterizadas por Schmitz.
Além de layout e rampa acessível para cadeirantes e presença de intérpretes de libras para deficientes auditivos, o público que conferir o conjunto da obra ainda poderá interagir com o pintor através de três edições do “Chimarrão com o Artista”. O bate-papo sobre as obras e sobre o processo de criação das telas acontece domingo (25) e segunda-feira (26) à tarde, a partir das 14 horas, e quarta-feira (28) pela manhã, a partir das 9 horas.
Visitas guiadas com monitores também estão programadas até o dia 1º de setembro, último dia da Feira. Elas acontecem diariamente, das 8h às 20h30min.
A iniciativa inovadora, com perspectiva de continuidade, é uma realização da Secretaria Especial da Cultura junto com o Ministério da Cidadania e do Governo Federal-Pátria Amada Brasil. Conta com o patrocínio da UBER e o apoio da RBA Advogados Consultores Associados, Office Shop, Comunicação Impressa e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). A Mostra, financiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta ainda com planejamento cultural da produtora Simples Assim e tem como propósito despertar o encantamento do público visitante da Expointer para a cultura do homem do campo.
ATRAÇÕES
– EXPOSIÇÃO de 20 obras nativistas do artista plástico Marciano Schmitz com textos da escritora Simone Sauressig
– VISITAS GUIADAS com explicação das obras e sobre o nativismo (diariamente)
– CHIMARRÃO COM O ARTISTA (domingo, segunda e quarta-feira).
– OFICINAS relacionadas à arte e cultura gaúcha realizadas pelo artista em escolas gaúchas
EXPOSIÇÃO ACESSÍVEL
– Layout e rampa acessível para cadeirantes
– Textos disponíveis em formato de áudio e audiodescrição para deficientes visuais
– Intérpretes de libras para deficientes auditivos
SERVIÇO
Mostra Estância da Arte: Cultura e Tradição na Expointer
Quando: de 24 de agosto a 1 de setembro
Local: Parque Estadual de Exposição Assis Brasil | Esteio* (durante a 42ª Expointer)
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.