Home office e a tecnologia: Do limão a limonada!

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Já que estamos em home office, que tal aprender algumas dicas práticas de como usar melhor a tecnologia para beneficiar a si e ao seu negócio?

Serão 3 tópicos com ideias simples, objetivas e práticas de como gerir usando a tecnologia como aliada.

  1. Tempo

No home office, tempo é um grande aliado e um grande problema. Aliado, pois ao não perdermos tempo com deslocamentos, podemos produzir mais. Um problema, pois temos inúmeras distrações e também, muitas vezes, questões familiares junto com o trabalho, o que antes não acontecia.

Para isto, é essencial medidas simples e funcionais, como levantar, se arrumar, tomar banho e ir para outro cômodo da casa para trabalhar, caso não tenha um escritório ou dormitório diferente. Precisamos dar a sensação que estamos em outro local da casa para dar a ideia de trabalho.

Dedicar um tempo exclusivo ao trabalho é igualmente importante, pois se misturar tudo (família, comida, trabalho, etc) será muito complexo de gerir o tempo adequadamente.

Deixe o celular de lado e distrações como redes sociais para o momento do descanso ou após o período de trabalho. Aja como se estivesse no ambiente de trabalho mesmo!

  1. Software jurídico

Um bom momento para revisar os fluxos internos do escritório, pensar em mudar as funções dos colaboradores, entender o que realmente é necessário e o que não é mais.

Menos é mais. Precisamos aprender a viver com menos, cada vez mais.

Dica essencial: Aprender a usar agenda, tarefas, lembretes e tudo mais que o sistema oferta para automatizar o trabalho. Se a máquina faz, podemos focar no que realmente importa que é pensar.

  1. Ferramentas gratuitas

Não tem software? Não pode investir neste momento? Aproveite ferramentas de gestão na nuvem gratuitas para fazer as tarefas com mais propriedade e simplicidade. Temos várias famosas, mas faço uma pequena lista do que uso e recomendo:

Email: Gmail

Agenda: Google agenda ou agenda no icloud

Arquivos na nuvem: Google Drive/File Stream, Dropbox, Onedrive

Tarefas: Google Tarefas (integrado a agenda), Trello

Lembretes: Google lembretes, Lembretes apple

Usando estas ferramentas, sua produtividade poderá aumentar e ter mais tempo para pensar nos clientes, em como melhor atuar para eles e mantê-los, que também é um desafio do home office.

Use e abuse da tecnologia, senão, você é que ficará com menos tempo para o que realmente importa!

#FraternoAbraço #GustavoRocha

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Advogado Pós-GraduadoGerente jurídico por 4 anosMembro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RSMembro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RSMembro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OABImplanta gestão e softwares jurídicos desde 1997Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/OPresta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico.10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e PortugalMais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.comCanal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticasPalestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônicoContato direto: [email protected]

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