Pandemia aumenta procura por cursos técnicos

Pandemia aumenta procura por cursos técnicos

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Escola inaugurada há nove meses em Porto Alegre-RS obtém crescimento de 300% na busca por formação e comemora a colocação de alunos ao mercado de trabalho

 

O Grau Técnico, maior rede de ensino técnico particular do Brasil, vem recebendo alta demanda de matrículas durante a pandemia do novo coronavírus. A procura está ligada a busca de posicionamento profissional diante da nova realidade e a procura no mercado por profissionais da saúde, uma das áreas de cursos ofertados pela escola localizada no Centro Histórico de Porto Alegre. Na área de saúde, a escola oferece cursos de Técnico de Enfermagem, Radiologia e Análises Clínicas. Há também formação em Técnico de Administração com ênfase em Logística e em Recursos Humanos.

Com a pandemia e a obrigatoriedade de distanciamento social, 78% dos alunos do Grau Técnico aderiram ao sistema de EAD e os demais 22%, em geral, não o fizeram pela falta de acesso à internet e a computadores. De acordo com um dos sócios da unidade de Porto Alegre, Jorge Bernardo, quando houver flexibilização das autoridades relativas ao setor da educação privada, a escola buscará uma forma de auxiliar estes alunos que não tem acesso à educação EAD, seguindo normas de segurança determinadas das autoridades sanitárias para buscar uma forma segura, somente para esses alunos sem infraestrutura, para que possam acessar as aulas pela rede de computadores da escola.

Jorge Bernardo, comemora os bons resultados que a Agência de Encaminhamento do Grau Técnico tem obtido com os alunos que já passam a ser contratados por clínicas, casas geriátricas e hospitais do estado. “Devido ao grande desemprego gerado pela pandemia nossa agência de encaminhamento ao trabalho está trabalhando fulltime. A área da saúde é um mercado em expansão e já temos vários alunos desta área contratados. Nossa agência também atua para os familiares de alunos”, comenta o empresário. O serviço opera dentro da escola onde uma colaboradora com formação em Recursos Humanos foca o trabalho na colocação ou recolocação dos alunos (e familiares) no mercado de trabalho. Para isso, eles são preparados para as entrevistas, comportamento e preparação de currículos e passam a ter acesso a vagas em Regime CLT ou estágios.

Segundo pesquisa do Glassdoor, site de recrutamento que levantou as 20 profissões com alta demanda no Brasil em meio à pandemia, a maioria das oportunidades está ligada às áreas de saúde, logística e comércio, mas também há trabalho em atendimento ao cliente e telemarketing. O técnico em enfermagem é o quarto cargo com maior demanda no país.  Entre os cursos que atendem às novas necessidades do mercado, atualmente, estão os de técnico em: Enfermagem, Farmácia, Análises Clínicas, Logística e Administração. O técnico em enfermagem é o quarto cargo com maior demanda no Brasil para esse momento de pandemia, entre os 20 destacados pela plataforma Glassdoor. Entre outras atividades, o profissional atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde/doença.

Devido ao aumento exponencial na procura por cursos, que registro 300%, a unidade de Porto Alegre está em fase de expansão física, ponderando um aumento de 500m², os sócios estão investindo na ampliação de novas salas e na compra de materiais. Atualmente o centro educacional conta com uma grande área estrutural disponível, com 12 salas de aulas e quatro laboratórios distribuídos em um edifício de nove andares com 3.000 metros quadrados e capacidade para atender até 2.200 alunos.

 

EAD GRAU TÉCNICO – NACIONAL

 

A diretoria nacional do Grau Técnico vê no Ensino a Distância uma importante ferramenta de capacitação, principalmente neste momento de pandemia. “Nos preocupamos em trazer para as nossas unidades a melhor Plataforma EAD do Brasil. Para isso, estávamos há três anos desenvolvendo esta ferramenta, em parceria com especialista. O nosso EAD seria lançado no meio do ano, sendo assim, só fizemos antecipá-lo, mas com a certeza que temos a melhor ferramenta” comenta Ruy Porto Carreiro, diretor geral do Grau Técnico.

Maior rede de ensino técnico particular do País, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com mais de 70 unidades, presente nas cinco Regiões do País, o Grau Técnico oferece mais de 20 cursos nas áreas de saúde, negócios, tecnologia e indústria. Os cursos duram de um ano e meio a dois anos, com aulas três vezes na semana. O alunos recebem gratuitamente apostilas técnicas e contam com salas de aula integradas aos laboratórios.

“Nossos cursos de formação para o mercado de trabalho abrangem as principais áreas que o mercado precisa, seja no âmbito técnico ou profissionalizante”, destaca Carlos Gomes, gerente institucional.

Também integra o Grau Educacional a franquia Grau Profissionalizante (antiga Nível A), fundada em 2015. “A escola da sua profissão”, como é conhecida, possui completa estrutura voltada para a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e, com oito unidades, oferece mais de 30 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, como corpo de bombeiro civil, cuidados de idosos, eletricidade, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e de motos, e refrigeração, entre outras.

Mais informações no site www.grautecnico.com.br

Posts Relacionados

Leave a Reply