Grupos Teatrais e artistas da capital poderão se inscrever para o 27º Porto Alegre em Cena

Grupos Teatrais e artistas da capital poderão se inscrever para o 27º Porto Alegre em Cena

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Com uma programação majoritariamente porto-alegrense, festival recebe inscrições entre 7 e 18 de setembro por e-mail. Serão dois grandes chamamentos para uma programação que promete agitar a cidade e o país com suas intervenções artísticas virtuais

 

Conforme anteriormente divulgado, o 27º Porto Alegre em Cena será realizado de forma completamente virtual com espetáculos online e de intervenções urbanas entre os dias 21 e 31 de outubro de 2020Além disso, diferente dos outros anos, a maior parte da programação será com artistas locais, que poderão concorrer a dois importantes chamamentos que irão compor a programação que irá agitar Porto Alegre durante os últimos 11 dias de outubro. Todas as medidas de segurança e distanciamento social serão adotadas para esta edição.

 

Dividido em duas categorias distintas, artistas e grupos poderão se inscrever para representar seus espetáculos por meios digitais diversos. Na segunda possibilidade, obras de arte e performances poderão ser exibidas de janelas e também no Canal em Cena.

 

O primeiro chamamento é para espetáculos digitais que substituem os já tradicionais 10 grandes trabalhos da cidade e que, esse ano, deverão ser totalmente digitais e online: aqui, o festival convida e provoca os grupos cênicos e artistas de Porto Alegre para criar novos e inovadores trabalhos ou adaptar pesquisas já realizadas, transformando sua forma de diálogo com o público, podendo lançar mão de diversos recursos digitais disponíveis como plataforma de música e vídeo, Zoom, telefone, whatsapp, e-mail, etc e possam ser transmitidas online. As inscrições deverão ser enviadas entre 07 a 18 de setembro e os grupos e artistas interessados em participar devem seguir os seguintes passos e enviar a documentação necessária para o e-mail [email protected]:

 

– Preenchimento do formulário;

– Texto ou link pra vídeo com apresentação-sinopse do que é o espetáculo;

– De três a cinco fotos em alta resolução e com crédito da/o fotógrafa/o que representem a proposta enviada;

ATENÇÃO: só serão aceitos arquivos digitais (pdf e link do vídeo) enviados por e-mail. O título do e-mail deve ser: “Inscrição espetáculos digitais”

 

A divulgação destetrabalhos selecionados ocorrerá no dia 24 de setembro. A curadoria será composta por Aline Vila Real, Fernando Zugno, Ana Paula Reis, Raquel Kubeo, Silvia Duarte, Negra Jaque e Jane Schoninger.

 

seleçãe a premiação fazem parte do festival há 15 anos e visam fomentar a cultura regional e dar visibilidade e oportunidade para as manifestações artísticas gaúchas. No ano passado foram 72 inscrições, espetáculos com as mais diversas linguagens e 10 companhias selecionadas. O maior barato dessa loucura toda e esse desafio de repensar todo festival, mexendo em sua estrutura e formato, foi se dar conta da inversão dessa edição pras anteriores. Normalmente trazemos grupos de fora da cidade pra mostrar pro público daqui. E esse ano, iremos mostrar uma programação majoritariamente de Porto Alegre pro público do mundo através da internet. Vai ser incrível que tão facilmente teremos um público sem fronteiras para ver a programação do festival. E é fundamental tentarmos que a arte e suas manifestações furem essas barreiras geográficas e a gente consiga unir o Brasil com o que ele tem de melhor: nossa cultura. Nosso festival é marcado pela pluralidade e pela inclusão e não seria diferente esse ano, reflete Fernando Zugno, diretor geral do Em Cena.

 

 

O segundo chamamento é para ação da qual já abordada em julho: o projeto Em Quadros. O festival irá selecionar propostas de performances artísticas caseiras para participarem desta segunda edição. Serão selecionadas 10 propostas inéditas, de 10 artistas diferentes. As performances serão projetadas de janelas de  aproximadamente 20 residências, entre os dias 21 a 30 de outubro dentro da programação do Festival Porto Alegre em Cena. Os trabalhos também serão apresentados no Canal em Cena, mídia de televisão online do Porto Alegre em Cena. Serão aceitas apenas uma proposta por inscrito.

 

O projeto exige especificações técnicas, como a gravação em casa e edição pensada para projeção. Serão aceitas propostas das mais variadas linguagens artísticas com performances de artes visuais, teatro, circo, dança e música. As apresentações devem ter entre 5 e 10 minutos. Os interessados em participar do projeto deverão enviar as propostas  para o email [email protected], conforme orientações abaixo.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos e informações:

-Ficha de inscrição;

-Nome do artista;

-Breve currículo;

-Texto ou vídeo de apresentação da proposta;

-Imagem ilustrativa em alta resolução (300dpi) com crédito.

ATENÇÃO: só serão aceitos arquivos digitais (pdf e link do vídeo) enviados por e-mail. O título do e-mail deve ser: “Inscrição Em Quadros”

 

Cronograma

Inscrições – De 11 a 18 de setembro, pelo e-mail, comissão composta por Duda Cardoso, Fernando Zugno, Erick Flores, Adriana Boff e Juliane Vicente

Divulgação – 24 de setembro no site e nas redes sociais do Porto Alegre em Cena.

Apresentações – de 21 a 30 de outubro, através janelas da cidade ou pelo canal de televisão online do Porto Alegre em Cena.

 

 

O 27º Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura. Primeira Fila Produções e Leão Produções são as agentes culturais. O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Leave a Reply