Eduardo Bueno, o Peninha, ministra curso inédito e on-line sobre a Independência do Brasil

Eduardo Bueno, o Peninha, ministra curso inédito e on-line sobre a Independência do Brasil

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Em três aulas ministradas ao vivo durante o mês de outubro, o jornalista e escritor apresentará, de maneira inusitada, a trama dramática e irônica que envolve o grito do Ipiranga

 

O jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, preparou um curso inédito e on-line para falar sobre a trama dramática e inusitada que envolve a Independência do Brasil. A convite do Instituto Ling, o autor examinará os aspectos mais famosos dessa história, e outros que muito provavelmente desconhecemos, apresentando de maneira inusitada as particularidades e os personagens envolvidos nesse episódio. Serão três aulas, de noventa minutos cada, ministradas ao vivo pela plataforma Zoom nos dias 1o, 8 e 15 de outubro, sempre nas quintas-feiras, das 19h às 20h30. “Vou dar todos os detalhes, todas as minúcias e todas as reflexões possíveis pra gente entender porque, 200 anos depois, o Brasil ainda não é uma nação plenamente liberta”, adianta Peninha. Durante os encontros, os participantes ainda poderão acompanhar um material de apoio preparado especialmente para a atividade e enviar dúvidas e comentários para o professor.

Proferido em setembro de 1822, o grito do Ipiranga decretou a separação do Brasil de Portugal, mas manteve no trono um rei português, evitou a proclamação de uma república e, acima de tudo, garantiu que a escravidão seguisse intacta. Por isso, muitos historiadores acham que o 7 de Setembro foi uma “revolução conservadora”. No curso, Peninha, um exímio contador de histórias, narra, dramatiza e ironiza os detalhes sórdidos da Independência. “Uma trama que envolve poder, intriga, sexo, sangue e, é claro, dinheiro, com um elenco de personagens notáveis, como a princesa austríaca (e futura imperatriz) Leopoldina, o intelectual e sedutor José Bonifácio, a fogosa marquesa de Santos e o inacreditável mercenário inglês Lord Cochrane”, explica ele. Intitulado Um Desfile pela Independência do Brasil, o curso está com as inscrições abertas no site www.institutoling.org.br. As matrículas custam R$ 285 e podem ser parceladas nos cartões de crédito.

 

Eduardo Bueno iniciou sua carreira como jornalista em 1976 e trabalhou nos principais órgãos de imprensa do Brasil. Como autor da coleção Terra Brasilis, sobre a história do Brasil colônia, tornou-se um fenômeno editorial, vendendo quase um milhão de livros. Seu canal Buenas Ideias no Youtube, criado em 2017, tem 840 mil seguidores que geram mais de um milhão de visualizações por mês. Traduziu 22 livros, dentre eles On The Road, de Jack Kerouac, responsável pela chegada da geração beat ao Brasil, e editou mais de 250 títulos, boa parte deles inéditos no país.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – HISTÓRIA

Curso Um Desfile pela Independência do Brasil, com Eduardo Bueno

Dias 1o, 8 e 15 de outubro, quintas-feiras, das 19h às 20h30, pela plataforma Zoom

Investimento: R$ 285 (o valor pode ser parcelado nos cartões de crédito)

Inscrições pelo site www.institutoling.org.br

Duração total do curso: 4h30min

As aulas poderão ser acompanhadas ao vivo e também ficarão disponíveis uma semana após a sua realização. Além dos encontros, os inscritos terão acesso a um material de apoio preparado especialmente para esta atividade e uma bibliografia complementar. Os participantes do curso também poderão adquirir o recém-lançado Dicionário de Independência: 200 anos em 200 verbetes, com desconto especial de 20% e cópia autografada pelo autor.

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: [email protected]

Posts Relacionados

Leave a Reply