O lançamento nacional do e-commerce conta com a entrada de novas marcas que estão disponíveis para consumidores de todo o país, além de apostar em conteúdo sobre design reforçando seu propósito
Para alçar voo no mercado nacional a OPEN Design Store apresenta novidades nesse mês de outubro. O marketplace passa a operar em uma plataforma bem mais robusta, simplificando a experiência do usuário e facilitando o processo logístico. Além disso, o e-commerce passa a receber designers independentes de outros Estados e aposta em conteúdo sobre o tema “Design Independente”.
Com a chegada dos novos nomes a loja online alcançará a marca de mais de 50 lojas e mais de mil produtos disponíveis, abrindo chamada para mais iniciativas que busquem vender seus produtos com segurança e junto a importantes marcas do design independente brasileiro.
Desde seu lançamento, em maio, o faturamento da OPEN Design Store já teve aumento de 80% e, mesmo sem investimento externo e capacidade logística adequada para atender nacionalmente, a OPEN Design Store já concentra torno de 16% das suas vendas na região Sudeste. Por essa razão, e seguindo seu propósito de incentivar os pequenos empreendedores criativos, a opção foi colocar energia em atender o mercado nacional.
“Visualmente, o site não teve muitas alterações, que ocorreram mais em termos de performance e também em experiência para o comprador, que contará com mais simplicidade e eficiência na hora da compra, principalmente nos dispositivos móveis, e para o lojista, que terá um ambiente bem mais amigável e completo para administrar sua loja, assim como mais segurança na logística e expedição “, conta Camila Farina, diretora da Maria Cultura e curadora da OPEN Feira de Design.
A OPEN Design Store, assim como a feira, tem como proposta o apoio a cada marca participante, que conta com o suporte de uma equipe que vêm buscando diversas soluções para aceleração dessas empresas e manutenção delas no mercado. A feira proporciona, além de ampla divulgação dos produtos, encontros online entre os pequenos empresários, grupo de colaboração entre os designers e vantagens para quem retomar as feiras físicas quando houver a liberação para o retorno.
Entre as marcas recém chegadas estão a goiana Atelier Alberta, com sua joalheria contemporânea que combina metais a cerâmica, a catarinense La Poltrona Decó, vem compor o mix do marketplace trazendo suas peças em mobiliário desenvolvidas com palha chilena, pelas mãos inventivas da designer Pamela Cantelmi. São poltronas, pufes, luminárias e outros itens que trazem muita personalidade para qualquer espaço. Destaque na área de moda é a marca paulista Haru, roupas em linho puro e peças super originais com modelagem para todos os tipos de corpo.
Das marcas gaúchas que chegam no site, a moda da Contextura, das designers Ane e Evelise Anicet, merece destaque, assim como os inusitados acessórios da marca Crina – pulseiras e colares que reutilizam, como o nome sugere, crina de cavalos, tratadas, higienizadas e reaproveitadas no seu descarte. Para a casa, a designer gaúcha Renata Stoduto veio somar com peças lindíssimas ilustradas digitalmente trazendo cenas urbanas e aves regionais (do RS), em quadros de tamanhos variados, que usam como suporte o azulejo.
APOSTANDO EM CONTEÚDO
Além da ampliação do mix, a OPEN Design Store também aposta em construir um repertório variado de conteúdo em uma sessão que ganha nome de UNIVERSO OPEN, onde convida nomes como a pesquisadora e designer Paula Visoná, a paisagista Adriana Schuler, para colaborarem. As lives e workshops seguem também acontecendo no perfil da feira, cumprindo com a proposta de levar a cultura do design e do consumo consciente ao público.
Site do Marketplace – OPEN Design Store: https://opendesignstore.com.br/
Instagram OPEN Feira de Design: https://www.instagram.com/open_feiradedesign/
SOBRE A OPEN FEIRA DE DESIGN
A OPEN Feira de Design nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional (hoje também recebendo marcas nacionais em algumas edições). Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde as feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral.
A OPEN se destaca pela curadoria afinada de marcas expositoras com foco no designer independente e no incentivo a esse pequeno empresário, que junto da feira, trilha seu caminho para o desenvolvimento e crescimento. Pensar na OPEN é considerar conceitos como produção local, empreendedorismo criativo, design autoral e responsabilidade social e ecológica. A feira movimenta de 30 a 140 empreendedores locais por edição e proporciona um ambiente de convívio e lazer aos seus visitantes, sempre oferecendo conteúdos relevantes em oficinas, palestras, conferências e atividades para adultos e crianças. A proposta da feira é ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores, buscando estimular e incentivar o consumo consciente e com contato direto com os designers e criadores.
A OPEN traz em suas feiras um olhar sobre o design nacional através dos eventos e negócios da marca: Salone Review 2019, OPEN Tools, OPEN Select, OPEN Pop e OPEN Especial. Em função da Pandemia do COVID-19 e da consequente crise econômica que afetou diretamente o evento e seus expositores, a feira apostou em uma versão online configurada em um marketplace: a OPEN Design Store (opendesignstore.com.br). Nesse modelo, a feira já recebeu mais de trinta marcas e pretende chegar a aproximadamente 100 até o final do ano.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.