A Pandemia e a Mudança de Carreira

A Pandemia e a Mudança de Carreira

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Esta semana fui convidada para participar de uma Live sobre Carreira, onde tive a oportunidade e conversar com uma Brasileira que há 2 anos fez uma mudança de vida. De arquiteta no Brasil, foi morar nos EUA e radicalmente mudou de área. E hoje, muito diferente da que ela acreditava ser seu sonho desde sua escolha na faculdade, virou uma realidade e está muito feliz.

De fato, começar uma nova carreira ou um negócio próprio é uma decisão difícil, especialmente para profissionais mais técnicos. Essa mudança trata de trocar uma carreira profissional, que muitas vezes já pode estar consolidada, por outro estilo de vida.

Existem muitos impulsionadores dessa decisão e eu acredito que o maior deles seja a chegada da pandemia, onde o Corona Vírus radicalmente transformou a vida de todas as pessoas no mundo. Claro que como tudo, tem o lado positivo, pois agora, dedicamos e valorizamos muito mais o nosso tempo, o amor pela família, a união com os nossos filhos, aprendemos principalmente a valorizar o “não ter pressa”, pois afinal, é como se o mundo tivesse desligado seu relógio em março de 2020.

Antes de explorar as motivações que impulsionam o profissional a mudar de carreira, é importante compreender quais são suas características e que definem seu perfil, olhando para si e para todo o seu histórico de vida, que envolve os aspectos: entorno familiar, educação, valores pessoais, idade e experiências profissionais, englobando as experiências marcantes da sua vida.

Nos meus processos de Coaching eu atendo profissionais que tem esse objetivo de mudar e no primeiro momento, percebo isso gera uma motivação muito forte, pois acreditam nesse sonho, enquanto que o medo que gera, faz ficar estagnado e vem a frustação de poder perder aquela chance que só aparece uma vez na vida.

Eu acho que a maior motivação é poder aproveitar a nova oportunidade como consequência de mudanças no ambiente comportamental. Se algo está ruim, mude, inove e se experimente sejam quantas vezes forem necessárias, até você acertar.

O reconhecimento que essa felicidade traz é a exploração de uma oportunidade diferente da atual, faz parte de um processo subjetivo, dependendo de fatores como o conhecimento e seus valores pessoais, que influenciarão em suas interpretações da realidade.

As suas características pessoais também influenciarão no desenvolvimento dessa oportunidade, por exemplo, o profissional irá explorar a oportunidade como positiva, quando o valor do retorno esperado for maior do que a profissão que ele exercia. Além disso, é importante ter tolerância para a ambiguidade, otimismo, alta eficácia e necessidade de atingir essa meta. Para mim, essas motivações têm papel importante na determinação do processo de transição de carreira.

O mais importante de tudo é que se você quer mudar, não espere, faça acontecer agora. E que possamos crescer e nos entender a cada dia mais com essa experiência da pandemia.

Monica Rizzatti
Out/2020

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Monica Rizzatti, 51 anos, Diretora Executiva da Ser Humano Consultoria com 17 anos no mercado. Com 28 anos de experiência na área de Recursos Humanos, ampla vivência na área de Gestão de Pessoas, atuando como Consultora em empresas a nível nacional com processos de Outsourcing, atendendo demandas como Recrutamento e Seleção, Plano de Cargos e Salários, Descrição de Cargos, LNT, Avaliação de Desempenho e Comunicação Interna. Nos últimos 10 anos direcionei a minha trajetória como Professional Coach, atendendo Executivos e Staff nas empresas. Formada em Administração de Empresas com Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFRGS e Gestão de Pessoas pela ESPM/RS. “Professional Coach” pela Academia Brasileira de Coaching do RJ. Formação em Coaching pela Personal Consulting em POA. Possui Formação em Coaching Ontológico Sistêmico (2018). Formação em Dinâmicas de Grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (2023). Possui formação em diferentes Ferramentas Comportamentais, tais como: DISC/VECA/QUANTUN/PDI e PI. Consultora certificada pela TTI Success Insights International para aplicação da Ferramenta DISC. Mais de 2000 horas de Devolutiva de Ferramenta DISC. Atuação de 15 anos em empresas de grande porte, como BRAHMA, BRASIL TELECON E DELL COMPUTADORES. Vencedora do Prêmio Top Ser Humano ABRH-RS junto a empresa Brasil Telecom. Há 6 anos é Colunista do Portal/Jornal Rede Opinião.

Leave a Reply