OMEGLE: O que tem de simples, útil e sinistro nesta rede social?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

OMEGLE é uma rede social criada em 2009 nos Estados Unidos com um intuito simples e direto, quiçá até útil: Estabelecer uma comunicação em vídeo, áudio e chat de forma anônima com qualquer pessoa, ou seja, ingressa num site que abre a sua câmera com estranhos na internet para buscar amizades via video e voz, podendo usar texto em chat, sem necessidade de cadastros.

Ao mesmo tempo que pode ser interessante para pessoas de boas intenções em busca de diversão, o mesmo pode ser utilizado para outros fins.

Situações como pedofilia, exposição de menores, entre diversos outras possibilidades podem acontecer neste tipo de ambiente, bem como em ambientes virtuais mais conhecidos, como Facebook, Instagram, Whatsapp.

A questão principal é: Você sabe o que está fazendo ou seus filhos estão fazendo nas redes sociais?

Sou contra monitoramento extensivo – tais como instalar softwares para controlar celulares ou computadores de quem quer que seja – entretanto, diante de fatos que acontecem no universo virtual, pelo menos ter uma noção do que as crianças e adolescentes estão realizando pode ser a diferença entre um amigo e um possível estupro.

Duro, não é mesmo? Parece exagero. Contudo, quase que diariamente recebo relatos, situações e até informações de processos judiciais onde há envolvimento de pessoas, as vezes menores, redes sociais, bullying, porn revenge, difamações entre outros. Muito do que acontece poderia ser evitado ou pelo menos monitorado se nos preocupássemos mais com os nossos tutelados.

Orientar é essencial. Não aquele discurso inflamado de medo ou de que tudo é perigoso.

Quem nasceu no mundo digital não tem medo dele. Porém, desconhece as regras do jogo ou não se preocupa com elas, e por isto, acaba sendo vítima de golpes, ilusões – de amorosas a financeiras – e outras falcatruas.

Conhecer os meandros das redes sociais, das conversas, dos caminhos que a internet pode nos levar é essencial para uma tomada de decisão escorreita sobre como proceder, educar e guiar.

Depois dos dois mega vazamentos de dados que tivemos em 2021, mais ainda é necessário o cuidado com emails, sites, ferramentas de comunicação de mensagem, entre outros.

As possibilidades de invasões aos nossos aparelhos eletrônicos estão muito mais sofisticadas e em várias oportunidades com nossos dados corretos e por isto parecem tão verdadeiras.

Algo como receber um email com uma suposta fatura da operadora que você possui assinatura. Vem com seu nome, cpf, endereço. Parece real. Você clicar e pede pra baixar um pdf. Parece real. Ao abrir o pdf o mesmo está com dados errados ou valor ou outro erro. Só ao baixar e abrir um pdf infectado, sua máquina já foi infectada.

DESCONFIE. Esta deve ser a sua premissa no mundo virtual e presencial.

MONITORE. Isto fará você compreender melhor como funcionam as coisas e tornará você menos suscetível a problemas.

APRENDA. Sempre. De forma constante. A mudança é a cada instante e estar fora delas pode ser estar fora da realidade corporativa e pessoal no mundo que vivemos.

 

 

 

#FraternoAbraço #GustavoRocha

(51) 98163.3333 | gustavo@gustavorocha.com | www.gustavorocha.com

@ConsultorGustavoRocha | Instagram | Facebook | LinkedIn

#Consultoria GustavoRocha.com  |  Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos

Robôs  |  Inteligência Artificial  |  Jurimetria  | Marketing Jurídico  |  Fluxos Internos  | Plano de Carreira  | Financeiro

@GustavoRochaCom | Twitter | Facebook | LinkedIn | Youtube

#Comitê LGPD  | Implementação de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Advogado Pós-Graduado Gerente jurídico por 4 anos Membro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RS Membro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RS Membro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OAB Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997 Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico. 10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico Contato direto: gustavo@gustavorocha.com

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: