Fundação Tênis completa 20 anos de atuação

Fundação Tênis completa 20 anos de atuação

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

ONG mantém projetos no Rio Grande do Sul e em São Paulo, atendendo 1.400 crianças e adolescentes em parceria com 27 empresas mantenedoras

 

A Fundação Tênis, organização não governamental que realiza um programa social e educativo por meio do Esporte, completa 20 anos de atuação no dia 11 de maio. Hoje a Fundação Tênis atende 1.400 alunos em 14 núcleos localizados na Capital gaúcha, nas cidades de Sapiranga e  Igrejinha, (RS), São Paulo, Santana do Parnaíba, Mogi das Cruzes, Jacareí, Pirituba e Jundiaí (SP).

 

As primeiras 20 crianças e adolescentes começaram a ter aulas de tênis no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, em 2001. De lá para cá, a organização passou a atuar não só no esporte, mas em diferentes iniciativas que possam transformar a vida dos alunos e alunas. Um exemplo é o Programa Pós-Tênis que encaminha adolescentes para cursos profissionalizantes e estágios em empresas parceiras.

 

Em 2007 foi realizada a primeira edição do Rolando Garra, torneio de integração que reúne alunos, famílias e toda a comunidade envolvida nos projetos da Fundação Tênis. Em 2012, as crianças puderam conhecer o ídolo Gustavo Kuerten que veio ao Estado especialmente para o evento. Também participaram do torneio Paulo Roberto Falcão, Daiane dos Santos (ginástica olímpica), Carol Albuquerque e Gustavo Endres (vôlei), Mayra Aguiar (judô) e o atleta paralímpico Ricardinho Alves (futebol de 5).

 

Nestes 20 anos a Fundação conseguiu a confiança de grandes empresas. Entre elas, algumas mantêm a parceria desde os primeiros passos da ONG, como a Gerdau, desde 2001, Associação Leopoldina Juvenil, desde 2003, White Martins, desde 2007 e Banrisul, desde 2008.  Hoje são atuais doadores as empresas Évora, XP Investimentos, Liberty Seguros, Unimed Porto Alegre, Oleoplan, BRDE, Lojas Renner, BNP Paribas, Piccadilly, Sulgás, Zaffari, Usaflex, BTG Pactual, CBT. Em 2021, mais dez empresas passaram a destinar recursos para a Fundação: Datacom, Dufrio, Itaú, Sabemi, Sicredi, Sul América,  Unifertil, Vale e Ventosul.

 

Em 2019, a Fundação foi reconhecida como signatária do Pacto Global da ONU. Se comprometendo a ajudar a alcançar, até 2030, três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) referentes à Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade e Trabalho Decente e Crescimento Econômico. A Fundação também atua em outros dos 17 objetivos da ONU, como Igualdade de Gênero.

 

Vínculo mantido durante isolamento social

 

Durante o isolamento social a ONG não perdeu o vínculo com os alunos. Uma equipe de 47 pessoas mantêm contato diário com os alunos através de aplicativo de mensagens. Coordenadores de núcleo, educadores físicos e monitores  enviam tarefas semanais que reforçam os valores de Amizade, Respeito, Excelência e Ética mesmo à distância.

 

Além disso, foram entregues cartões alimentação para as famílias carregados com R$50,00, valor pensado para que os pais possam comprar itens de primeira necessidade para as crianças. Ao total cada aluno já recebeu R$400,00, o que representa 450 mil reais em doações feitas em parceria com as empresas mantenedoras da instituição.

 

Sobre a Fundação Tênis

 

A Fundação Tênis, fundada em maio de 2001, é uma organização não governamental que realiza um programa social e educativo por meio do Esporte. O trabalho, direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, é pautado nos valores educacionais do Olimpismo. Para participar do projeto é necessário que os jovens estejam matriculados e frequentem a rede pública de ensino.

 

O objetivo da fundação é promover o desenvolvimento dos jovens participantes a partir dos valores de Amizade, Respeito, Excelência e Ética, realizando sonhos e transformando vidas. São 1.400 alunos atendidos em núcleos nas cidades de Porto Alegre, Sapiranga e Igrejinha, no Rio Grande do Sul, e Santana do Parnaíba, Mogi das Cruzes, Água Branca, Jacareí, Pirituba e Jundiaí, em São Paulo.

 

Site: https://fundacaotenis.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/fundacaotenis/

 

Leave a Reply