Aula gratuita de poesia

Aula gratuita de poesia

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
Ronald Augusto homenageia Heitor Saldanha em evento virtual acontece no dia 30 de junho, quarta-feira, às 16h, no projeto Poesia no Ling
Em sua quarta edição deste ano, o projeto Poesia no Ling convida o escritor e ensaísta Ronald Augusto para falar sobre a obra de Heitor Saldanha (1910-1986), um dos maiores poetas modernistas do Rio Grande do Sul. O evento virtual acontece na tarde de quarta-feira, dia 30 de junho, a partir das 16h, com transmissão ao vivo e gratuita pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para receber o material preparatório, assim como lembretes para a atividade, o público pode fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Nascido em Cruz Alta e dono de uma formação nada linear, Heitor Saldanha viveu por um tempo no Rio de Janeiro ao lado da esposa também gaúcha, a contista Laura Ferreira. Foram mais de dez anos convivendo com um círculo de amigos ilustres, como Drummond, Ferreira Gullar e Clarice Lispector. Contemporâneo e amigo de Mário Quintana, ele iniciou sua produção aos 30 anos de idade. Na Porto Alegre de 1950, integrou o Grupo Quixote, movimento literário de vanguarda, responsável pela publicação da revista de mesmo nome e que reivindicava “enfrentar os quadros intelectuais dominantes no Rio Grande do Sul e assumir uma posição revolucionária no plano cultural”.

Poeta pungente, de linguagem simples e temática social, Saldanha chegou a trabalhar em uma mina de carvão para vivenciar a rotina dos mineiros e alimentar sua poesia com vivas perspectivas, experiência que rendeu a publicação de Galerias Escuras, de 1969. Integrante da Academia Rio-Grandense de Letras, também produziu o programa de rádio Poesia na Guaíba, além de colaborar regularmente para os jornais Correio do Povo e Folha da Tarde, onde exerceu crítica literária e de arte. Entre as suas publicações, destaque para o título mais conhecido, A Hora Evarista (1974), traduzido também para o espanhol.

Ronald Augusto é poeta, músico, letrista e crítico de poesia. Formado em Filosofia pela UFRGS, é mestrando em Letras pela mesma instituição. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Confissões Aplicadas (2004), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012) e O Leitor Desobediente (2020). Dá expediente no blog Poesia-Pau e é colunista do portal de notícias Sul21.

O Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Somente neste ano, o projeto já teve aulas com Sergius Gonzaga falando sobre a obra de Ferreira Gullar, Pedro Gonzaga apresentando a polonesa Wislawa Szymborska e Diego Grando celebrando o bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire. As edições anteriores podem ser assistidas gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ONLINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Ronald Augusto apresenta a obra de Heitor Saldanha
Dia 30 de junho, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição  prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br

Leave a Reply