Programa YOCUTA capacita jovens com deficiência por meio da gastronomia

Programa YOCUTA capacita jovens com deficiência por meio da gastronomia

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

São 28 vagas disponíveis para participantes e familiares que os acompanharão ao longo das atividades

Promover a inclusão social através da gastronomia é um dos principais objetivos do programa YOCUTA, que está de volta em 2021. Em 2019, a iniciativa permitiu que 40 imigrantes residentes no RS conhecessem um pouco mais do universo gastronômico e, através desse conhecimento, pudessem dar um pontapé inicial em sua carreira neste setor.

Nesta edição, o YOUCUTA – que é desenvolvido pela Nestlé Professional América Latina em parceria com a UniRitter e o Pertence – será destinado a jovens com deficiência intelectual de 18 a 30 anos. Serão duas turmas de 14 alunos, que poderão contar com a presença de um familiar por participante. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 7 de julho, até o dia 30 de julho pelo telefone (51) 991769191

As atividades serão realizadas em quatro encontros semanais, na cozinha do curso de Gastronomia da UniRitter do campus Fapa. O trabalho com o primeiro grupo será desenvolvido ao longo do mês de outubro, e o segundo, durante o mês de novembro. Além das práticas gastronômicas, o cronograma do YOCUTA dispõe de dicas comportamentais para entrevistas de emprego, montagem de currículo, dentre outros auxílios na área de RH.

Os inscritos serão selecionados pelo Instituto Social Pertence (ISP), que  tem como missão criar experiências memoráveis e proporcionar o sentimento de pertencer às pessoas com deficiência. Para isso, desenvolve atividades de sociabilização, educação, cultura, esporte, gastronomia e inclusão no mercado de trabalho. “Após conhecermos o Instituto Pertence, vimos a necessidade darmos oportunidade para jovens com deficiência, para assim termos uma abrangência ainda maior para o potencial que o YOCUTA tem de transformar a vida das pessoas e das suas próprias famílias”, comenta o chef Moisés Basso, coordenador do curso de gastronomia da UniRitter.

Ainda que as duas turmas participem do programa em momentos distintos, a formatura do YOCUTA acontecerá com todos os participantes no dia 3 de dezembro, data em que é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. “É importante lutar pela igualdade de oportunidades e também para celebrar todas as conquistas dessas pessoas. O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, além de uma celebração, é também um dia de luta, a qual não deve ficar restrita apenas ao dia 3 de dezembro” enfatiza Basso.

“O Pertence enxergou nessa parceria com o programa YOCUTA, um oportunidade para proporcionar desenvolvimento às pessoas com deficiência de forma equitativa, a fim de incluí-las no mercado de trabalho e contribuir para a geração de renda de suas famílias por meio da gastronomia”, salienta Gabriele Ouriques, responsável pelo setor de Desenvolvimento Institucional do Pertence

O YOCUTA 2021 será realizado sob protocolos sanitários para a contenção da Covid-19.

Leave a Reply