Teatro do Sesi comemora 25 anos com programação cultural que une música, teatro e dança

Teatro do Sesi comemora 25 anos com programação cultural que une música, teatro e dança

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

De 25 de maio a 12 de novembro, o maior teatro de Porto Alegre receberá artistas do Brasil e do mundo em dez espetáculos que exploram a diversidade e a capacidade do seu palco. A agenda inclui atrações da Europa, Cuba e Canadá e nomes como Antonio Fagundes, Ilana Kaplan e Mart’nália 

Teatro do Sesi comemora em 2022 os seus 25 anos de atuação. Inaugurado em 25 de maio de 1997, com apresentação da diva Bibi Ferreira, o espaço nasceu como contribuição da indústria para a cultura e, desde então, foi palco de manifestações artísticas das mais diferentes formas, recebendo personalidades do Brasil e do mundo, incluindo nomes que deixaram saudade, como Hebe CamargoPaulo GustavoJoão GilbertoNelson Freire e Liza Minelli.

Para comemorar este aniversário, o maior teatro de Porto Alegre reunirá, de 25 de maio a 12 de novembro, diferentes apresentações que exploram a diversidade e a capacidade do seu palco, que só poderiam ser apresentadas em um local com tamanha estrutura, boca de cena e maquinário. Serão dez espetáculos, distribuídos em 14 diferentes datas, com 15 atrações que reúnem artistas do Brasil e do mundo em performances de músicateatro e dança.

Na área musical, a agenda traça um panorama que vai de jazz e blues ao repertório erudito e de MPB, com os brasileiros Jaques MorelenbaumWagner TisoMart’náliaMônica Salmaso & André MehmariRenato Borghetti e Os Fagundes, além de cinco atrações internacionais que fazem sua estreia em Porto Alegre: o pianista cubano Roberto Fonseca, a multi-instrumentista dinamarquesa Ida Nielsen, o conjunto italiano Interpreti Veneziani, o musical inglês The Wall e a Orquestra Sinfônica de Longueuil, do Canadá.

Na área das artes cênicas, haverá ainda o espetáculo infantil Crianceiras, do cantor e compositor Márcio de Camillo com poesias de Mario Quintana, além da comédia Baixa Terapia, estrelada por Antônio Fagundes e Ilana Kaplan. A dança ficará por conta do Ballet Vera Bublitz, uma das mais tradicionais companhias do Rio Grande do Sul, em apresentação inédita com os bailarinos do Royal Ballet, de Londres.

Os ingressos para toda a programação estão à venda pela plataforma Sympla, com preços diferenciados para cada espetáculo, que variam entre R$ 20 e R$ 160.

 

Conheça a programação completa de aniversário

O calendário especial inicia em 25 de maio com dois shows de grandes nomes da música popular brasileira em um mesmo dia. A primeira parte será com o grupo Cello Sam3a Trio, liderado pelo violoncelista, arranjador e maestro Jaques Morelenbaum, que sobe ao palco acompanhado pela cantora Paula Morelenbaum, o violonista Lula Galvão e o baterista Paulo Braga. Depois, o público poderá acompanhar o pianista Wagner Tiso e um quarteto de violoncelos interpretando obras de Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim.

No dia 11 de junho também haverá dupla programação com shows de duas referências da música regional gaúcha: o gaiteiro Renato Borghetti e o grupo Os Fagundes, formado pelos irmãos Neto, Ernesto e Paulinho, além do pai, Bagre Fagundes. Já no dia 23 de junho, serão três apresentações em uma noite de jazz. A programação iniciará com o pianista cubano Roberto Fonseca e seguirá com a multi-instrumentista dinamarquesa Ida Nielsen, que foi baixista da banda do artista Prince. A terceira atração, que fará a abertura da noite, será eleita em um concurso entre grupos gaúchos de música instrumental, com votação do público pela internet.

A agenda seguirá dedicada à música no dia 9 de julho, com duas vozes femininas da MPB. A abertura será com a cantora paulista Mônica Salmaso, interpretando clássicos de Milton Nascimento ao lado do aclamado pianista André Mehmari. Em seguida, a carioca Mart’nália, vencedora de dois prêmios Grammy Latino, subirá ao palco acompanhada pela sua banda para apresentar seu repertório de sambas e outros sucessos.

A programação também tem três sessões do musical infantil Crianceiras nos dias 7 e 8 de agosto. A primeira delas será aberta ao público, com ingressos à venda, e as demais serão exclusivas para alunos de escolas públicas e privadas, convidadas através do Programa Sesi Crescendo com Arte, projeto que, há 25 anos, reforça o compromisso de formação cidadã firmado pelo Teatro do Sesi.

No dia 14 de agosto haverá mais uma apresentação internacional: a Orquestra Sinfônica de Longueuil, do Canadá, que inclui o renomado violinista Alexandre Da Costa e o multipremiado pianista Jean-Philippe Sylvestre, interpretando obras de MozartKreislerStrauss e Beethoven. Em 2 e 3 de setembro, as noites serão de muitas risadas com as sessões da debochada comédia Baixa Terapia. Escrita pelo argentino Matias Del Federico, com a direção de Marco Antônio Pâmio, a peça teatral é encabeçada por Antonio Fagundes, com elenco composto por Mara CarvalhoAlexandra MartinsIlana KaplanFábio Espósito e Guilherme Magon.

A dança também ganhará espaço na agenda, nos dias 24 e 25 de setembro, com duas apresentações inéditas do espetáculo Dom Quixote, com o Ballet Vera Bublitz. A montagem, criada especialmente para comemorar o aniversário do teatro, será baseada na obra homônima de Miguel Cervantes e reunirá o elenco da companhia gaúcha com bailarinos do Royal Ballet, de Londres, além de figurantes de outros países.

A agenda ainda conta com os virtuoses instrumentistas do conjunto musical italiano Interpreti Veneziani. No dia 29 de outubro, o grupo subirá ao palco para mostrar um repertório com obras de VivaldiReali e Paganini. O encerramento da programação especial será em 11 e 12 de novembro, com duas apresentações do musical inglês The Wall. Vinda diretamente do London West End, a montagem é baseada no disco homônimo do Pink Floyd e no filme de Alan Parker.

A estrutura do palco e os artistas que já passaram por ele
Com suas 1750 poltronas e um espaço cênico único, o maior teatro da capital gaúcha recebeu grandes atrações das mais variadas formas de arte. Passaram por ele personalidades do Brasil e do mundo, como Norah JonesJoe SatrianiCharles AznavourBryan AdamsTony BennettFito PaezMarisa MonteMaria BethâniaDjavanToquinhoJoão BoscoGal CostaRita Lee e Os Mutantes.

Devido a sua boca de cena de aproximadamente 20 metros, a mais ampla de todos os teatros do Estado, o Teatro do Sesi acolheu diversas montagens com grande estrutura que não poderiam ser apresentadas em outro palco da capital, como os elogiados espetáculos das companhias Deborah Colker e Grupo Grupo. Também foi local de momentos únicos compartilhados com o público pela coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch e o grande gênio da dança, o alemão Mikhail Baryshnikov, além ter acolhido apresentações de musicais premiados, como Cabaret e Alô, Dolly, ambos adaptados por Miguel Falabella, e Elis, A Musical.

Na estrutura do Teatro do Sesi, ainda se destacam sua maquinaria de cena, com dispositivos e tecnologias para a produção de efeitos especiais, mudanças de cenário, iluminação e efeitos sonoros, além do seu proscênio, que desce até três metros abaixo do palco e suporta uma carga de 400kg por metro quadrado, possibilitando receber orquestras completas em seu fosso. O backstage ainda conta com quatro camarins individuais e três coletivos que acomodam, juntos, mais de 50 pessoas, e varas cênicas automatizadas que permitem as trocas de cenários de forma rápida, ágil e segura.

Projetos culturais do Teatro do Sesi
A cultura integra o entendimento que o Serviço Social da Indústria (Sesi) tem da formação do cidadão na área da educação. Há 25 anos, por exemplo, o Programa Sesi Crescendo com Arte leva ao Teatro do Sesi escolas públicas e privadas para assistir espetáculos infantis, com o intuito de dar oportunidade de aprender, por meio das peças de teatro, sobre informação, percepção da arte e até mesmo o desenvolvimento sociocultural. O programa já atingiu mais de 100 mil crianças. Além disso, as escolas Sesi de Ensino Médio, assim como a Educação Infantil, o Contraturno e a Educação para Jovens e Adultos, têm na música e no teatro um aliado para desenvolver a criatividade em diferentes formas de aprendizagem e solução de problemas. No programa Arte e Cultura, em que o Sesi concede ingressos gratuitos para indústrias trazerem seus funcionários, já são mais de 20 mil trabalhadores beneficiados.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO DE 25 ANOS DO TEATRO DO SESI
Dia 25 de maio, às 21h – Cello Sam3a Trio e Wagner Tiso (Brasil)
Dia 11 de junho, às 21h – Renato Borghetti e Os Fagundes (Rio Grande do Sul)
Dia 23 de junho, às 20h30 – Uma Noite de Jazz com Roberto Fonseca (Cuba), Ida Nielsen (Dinamarca) e banda de abertura (Rio Grande do Sul)
Dia 9 de julho, às 21h – Mônica Salmaso & André Mehmari e Mart’nália (Brasil)
Dias 7 de agosto, às 16h – Espetáculo infantil Crianceiras, do cantor e compositor Márcio de Camillo, com poesias de Mario Quintana (Brasil)
Dia 14 de agosto, às 19h – Orquestra Sinfônica de Longueuil (Canadá)
Dias 2 e 3 de setembro, às 21h – Peça teatral Baixa Terapia, com Antonio Fagundes e Ilana Kaplan (Brasil)
Dias 24 de setembro, às 21h, e dia 25, às 18h – Espetáculo de dança Dom Quixote, com Ballet Vera Bublitz (Rio Grande do Sul)
Dia 29 de outubro, às 21h – Interpreti Veneziani (Itália)
Dias 11 e 12 de novembro, às 21h – Musical The Wall (Inglaterra)

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: