Espaço Cultural leva arte campeira à Expointer   

Espaço Cultural leva arte campeira à Expointer  

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Estância da Arte, no Pavilhão Internacional, recebe mais de 30 obras do artista Alejandro Arnutti

 

Pelo segundo ano, o projeto Estância da Arte vai levar cultura para a Expointer. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil (Esteio), o espaço cultural dedicado à arte campeira receberá pinturas e esculturas do artista uruguaio, radicado em Uruguaiana, Alejandro Arnutti. As obras retratam a vida no campo. A visitação poderá ser feita de 27 de agosto a 04 de setembro, das 8h às 20h.

 

A Estância da Arte surgiu da vontade de levar a arte que mostra a vida rural onde o público está. Criar um espaço para a cultura nativista gaúcha em uma grande feira”, afirma um dos idealizadores do projeto Daniel Henz, da Produtora Simples Assim. Na primeira edição, em 2019, antes da Pandemia de COVID-19, mais de 22 mil pessoas visitaram o espaço, então com 50m², que abrigou 20 obras de Marciano Schmitz. Cerca de 100 estudantes participaram de oficinas e bate-papos com o artista. Em 2022, a expectativa é que 30 mil pessoas visitem o local, hoje com 100m². Mediadores orientarão o público sobre as obras expostas e a história do artista.

 

A arte é a alma do povo. Eu, através da minha arte, busco dar vida a essa alma do povo, a esse nativismo tão característico dos gaúchos, não só daqui do Rio Grande do Sul, mas como do Uruguai e da Argentina. É uma nação pampa, onde se leva os costumes do campo tão similar, que tem nos seus hábitos o chimarrão, o churrasco e a bombacha”, afirma Alejandro. Serão 27 quadros e cinco esculturas em exposição. Além disso, 20 ganharam vida através de animações em vídeo, uma experiência sensorial para quem for ao estande.

 

Arnutti é um valor em ascendência, mesmo nesses dias difíceis para a cultura, trabalha com a garra dos idealistas que acreditam. Adotou-nos como irmãos para que pudéssemos enriquecer e firmar nossa identidade como gaúchos nesse Pampa tão vasto”, reforça Marciano Schmitz. Atualmente, Alejandro cria obras em diferentes plataformas como papeis, telas e esculturas, utilizando variadas técnicas. “Meu trabalho passeia dentro da arte figurativa, pelo realismo, pelo hiper-realismo, pelo surrealismo e pelo impressionismo. Tudo depende da minha inspiração para a obra que estou criando. Eu também misturo muito com a arte clássica, que é a minha base”, afirma Armutti. Para o poeta Luiz Coronel, o artista tem um olhar único. “Em Alejandro Arnutti, temos o olhar perceptivo a captar a forma exata da composição. Uma visão do movimento apreendido em suas variantes no espaço e no tempo. Uma sensibilidade aguçada em relação às cores, onde o real e o imaginário correm de rédea solta pelos campos de sua arte. As variadas nuances do pampa transbordam de seus pincéis”, descreve.

 

ACESSIBILIDADE

O Projeto Estância da Arte conta com medidas de acessibilidade, como rampas e espaços para circulação de pessoas em cadeira de rodas, além de mediadores guia vidente e intérprete de Libras. Todas as obras terão audiodescrição e serão disponibilizados equipamentos de MP3. Obras, também, terão prancha tátil, cada uma utilizando uma técnica diferente, possibilitando que a pessoa com deficiência visual possa tocar a obra.

 

AÇÕES

Além da exposição, o projeto Estância da Arte conta com ações paralelas como oficinas e bate-papos, como o “Chimarrão com o Artista”. Nestes encontros, os visitantes poderão conversar com Alejandro sobre o trabalho dele. Arnutti fará, ainda, demonstrações de pintura. Fora do Parque de Exposições Assis Brasil, acontecerão oficinas em escolas públicas da Capital e Regiões Metropolitana e Vale do Sinos.

 

O Projeto Estância da Arte é viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio diamante do Banco De Lage Landen, patrocínio ouro da Marcher Brasil e Baldo S/A, Patrocínio Prata da Lojas TAQi, Multi Armazéns,  Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE,  TFL do Brasil e Lojas Quero Quero. Realização da Simples Assim e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

 

Leave a Reply