Gravura Galeria de Arte promove bate-papo sobre exposição de Clara Pechansky 

Gravura Galeria de Arte promove bate-papo sobre exposição de Clara Pechansky 

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

No dia 27 de outubro, quinta-feira, acontecerá na Gravura Galeria de Arte, o bate-papo “As Bençãos que a Arte Dá”, com Clara Pechansky, Cíntia Moscovich, Alfredo Nicolaiewsky e Paulo Gomes. A programação ocorre paralelamente à exposição Relatos, Retalhos e Profecias.

Na mostra, Clara Pechansky celebra as origens ucranianas e judaicas de sua família e suas lendas e histórias através de 19 desenhos inéditos. “O que fiz foi uma interpretação bem humorada do judaísmo, do lado da tradição e não no sentido da manifestação religiosa. As referências que vão aparecer na minha obra são amuletos de boa sorte, como o olho grego, a estrela de David e a hamsá”. Explica a artista. “Cresci ouvindo histórias sobre o Rabino de Berdichev, meu antepassado, que era uma espécie de santo, e que benzeu as 10 gerações posteriores a ele. Pertenço à 6ª geração bendita pelo Rabino, e, portanto, minhas próximas gerações também estão abençoadas” – conta.

O texto de apresentação da exposição foi escrito por Cíntia Moscovich, que participará da conversa. Cíntia é escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária. Autora de oito livros individuais, tem publicações nos Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, Portugal, Itália, França, Argentina e Uruguai. Recebeu os prêmios Açorianos, Jabuti, Portugal Telecom e Clarice Lispector. Além disso, é reconhecida por sua coluna semanal no jornal Zero Hora.

Alfredo Nicolaiewsky, que também participa do diálogo, é mestre e doutor em Poéticas Visuais pela UFRGS, onde também lecionou por trinta anos. Em cinquenta anos de carreira como artista visual fez 19 exposições individuais, tendo participado de diversas coletivas no Brasil e no Exterior.

Paulo Gomes também integrará a conversa. Graduado em artes plásticas, mestre e doutor em Poéticas Visuais e pós-doutor em Ciências da Arte e do Patrimônio pela Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa, Paulo é  Professor Associado no Departamento de Artes Visuais (DAV) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) no Instituto de Artes da UFRGS. Atua na área de Artes Visuais, como artista, professor, curador e crítico de arte.

A exposição Relatos, Retalhos e Profecias fica aberta à visitação na Gravura Galeria de Arte até o dia 29 de outubro.

Serviço:

Bate-papo: As Bençãos que a Arte Dá
Data: 27 de outubro às 18h30
Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis)
Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (whatsapp) e (51) 99666-3972.
Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br/

Leave a Reply