Concerto audiovisual de duo francês e biografa audiovisual de Porto Alegre atrações de novembro do Farol.live no Cine Farol Santander

Concerto audiovisual de duo francês e biografa audiovisual de Porto Alegre atrações de novembro do Farol.live no Cine Farol Santander

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Nos dias 08 e 22 de novembro o público poderá conferir as performances de Franck Vigroux e Kurt d’Haeseleer e de Arthur de Faria

Nos dias 08 e 22 de novembro o Cine Farol Santander, no Farol Santander Porto Alegre, recebe mais duas edições da primeira temporada do Farol.live, projeto produzido pelo festival Kino Beat e Cuco Produções, como um espaço de incentivo à criação e experimentação em diversas linguagens e tecnologias, suas intersecções e desdobramentos. A programação conta com variadas imersões artísticas envolvendo nomes da cena cultural brasileira, apostando no cruzamento de música, artes visuais, artes cênicas, audiovisual e tudo mais que couber no imaginário de cada artista envolvido.

O duo francês composto por Franck Vigroux e Kurt d’Haeseleer apresenta o concerto audiovisual The Island, sua mais recente colaboração. A apresentação é uma experiência sensorial, associativa e eletrizante, inspirada em várias histórias de ilhas e vales destinados a serem submersos pela construção de uma barragem hidrelétrica, causando profundas convulsões humanas e geográficas. As imersões de Naussac em Lozère (uma aldeia engolida em 1980), o romance “adeus, ilhota”, de Valentin Rasoutine, ou a barragem das 3 Gargantas na China (que é tão grande que influenciou a velocidade de rotação do Planeta Terra). The Island questiona a substituição de um mundo por outro e a nossa crença cega no progresso. Um universo fantasmagórico se desdobra através de música e imagens de vídeo que dobram a realidade, resultando em uma “jornada mental” por uma topografia de lugares em mutação.

Já no dia 22 de novembro, o músico, compositor, arranjador e pesquisador musical Arthur de Faria apresenta Porto Alegre – uma biografia audiovisual, uma mistura de show, aula, conversa e experiência audiovisual. Arthur apresenta parte da história da música de Porto Alegre no século XX, baseada nos 30 anos de suas pesquisas sobre o tema, e que já resultaram nos livros “Elis – Uma Biografia Musical” e “Porto Alegre – Uma Biografia Musical, Volume 1”. A jornada começa com os big hits de 110 anos atrás, como “Celina”, de Octavio Dutra e “Vem Cá, Mulata”, d’Os Geraldos, e chega até Wander Wildner e Vitor Ramil nos anos 1990.  Arthur faz um passeio informal, ao som do seu piano e ilustrado por fotografias, partituras, e outras imagens analógicas, manipuladas e projetadas por ele mesmo na tela do Cine Santander, e que ajudam a contar essa longa história. O espetáculo foi montado especialmente para o projeto.

Em dezembro está confirmada a participação do projeto Cine Rabeca. Novas atrações e datas serão confirmadas em breve.

Com curadoria de Gabriel Cevallos, fundador e curador do Kino Beat Festival, as apresentações serão desenvolvidas de forma inédita ou em adaptações pensadas especificamente para o espaço, explorando os recursos e limitações da sala enquanto dispositivo criativo. Ao longo de 10 meses, o público poderá conferir 20 performances da primeira edição reunindo artistas de diferentes vertentes, com projetos comissionados ou adaptados que serão gravados ao vivo na sala e difundidos pelos canais do projeto.

Além das performances, atividades formativas gratuitas também serão promovidas como oficinas, palestras, vivências e workshops, criados a partir de tópicos práticos e teóricos derivados das apresentações artísticas. “O corpo presente, seja na prática dos artistas envolvidos ou na fruição do público, será premissa das apresentações. O objetivo é promover e difundir a produção artística autoral do estado do RS em intercâmbio com a produção nacional”; revela o curador.

Os ingressos custam R$ 15,00 com benefícios de meia-entrada, e já estão à venda por meio da plataforma Sympla. O projeto prevê algumas apresentações gratuitas, que serão informadas com antecedência. Para o benefício da meia-entrada (50% de desconto) de estudante, idosos, PNE, jovens de baixa renda, entre outros, os documentos válidos são determinados pela Lei Federal 12.933/13. Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/farol.live.poa/

Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio do Santander e realização da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo – Governo Federal.

Farol.live

08 de novembro – The Island, com Franck Vigroux e o Kurt d’Haeseleer:

Franck Vigroux é um artista multifacetado cujas obras vão da música eletrônica experimental à composição moderna e ao teatro musical. Sua música é feita de tensões tectônicas, batidas, texturas eletrônicas e uma abordagem muito pessoal à exploração sonora. Ele é igualmente produtivo como artista solo e como colaborador, já tendo trabalhado com músicos como Elliott Sharp, Mika Vainio, Reinhold Friedl, Ars Nova, entre outros. A singularidade de Vigroux vem de sua abordagem artística que integra novas mídias e artes performáticas. Ele projeta espetáculos transdisciplinares e concertos audiovisuais, colaborando com artistas visuais como Antoine Schmitt e Kurt d’Haeseleer.

Kurt d’Haeseleer é o diretor artístico do WERKTANK, fábrica de arte de mídia nova e antiga. Ele já produziu vários vídeos e videoinstalações interativas, como Scripted Emotions, Fossilization e S CKMYP, que puderam ser vistos em festivais e exposições internacionais em Rotterdam, Tokyo, Montreal, Paris e Berlim. O trabalho de D’Haeseleer se concentra na visualização da dinâmica da informação. Ele traduz a presença abrangente da mídia em meta-imagens. A presença da mídia é simbolizada por camadas de texturas de pixel pegajosas, ruído e interatividade. Os efeitos especiais desempenham um papel importante em seu trabalho que pode ser melhor descrito como um ‘pixel drama’ ou ‘pixel soap’ e que pode ser encontrado na zona fronteiriça entre pintura, videoclipes, cinema e performance. Em sua obra o efeito especial é a mensagem! Ele é conhecido também por suas manipulações de vídeo extremas: ele manipula imagens forçando-as a reagir aos parâmetros de outras imagens. Com essa abordagem, ele só pode prever parcialmente como a imagem aparecerá. O resultado é um processo que se assemelha fortemente ao desenvolvimento de fotografias analógicas, onde é sempre uma surpresa ver o resultado, ou mesmo uma alquimia, mas que na verdade é totalmente digital.

 22 de novembro – Porto Alegre uma biografia audiovisual, com Arthur de Faria

Arthur de Faria é músico, compositor e arranjador. Doutorando em literatura brasileira pela UFRGS, com tese sobre Lupicínio Rodrigues. Produziu 28 discos, dirigiu 12 espetáculos e fez 53 trilhas para cinema e teatro. Faz parte do coletivo teatral Ultralíricos, de Felipe Hirsch, lidera a Tum Toin Foin Banda de Câmara e integra o duo Música Menor com o argentino Omar Giammarco. Por 20 anos esteve à frente do Arthur de Faria & Seu Conjunto, com quem lançou seis de seus 20 álbuns, EPs e singles de material inédito e tocou em meia dúzia de países. Ministrou dezenas de cursos sobre música popular brasileira no Brasil, Argentina e Uruguai – o que atualmente faz na Especialização em Literatura Brasileira da UFRGS. Trabalhou 23 anos em rádio. Dedica-se há mais de três décadas a pesquisar a história da música de Porto Alegre o que lhe levou a publicar dezenas de ensaios, artigos, fascículos e livros sobre música popular – entre eles, “100 Anos de Música no RS” e “Elis, Uma Biografia Musical”.

Dezembro – Cine Rabeca:

Cine Rabeca é uma performance multimídia, um cine-concerto, um documentário que se expande para o palco onde a música conduz arquivos de volta à vida e a montagem versa sobre o tempo, a memória, os desaparecimentos e a incessante fabricação de imagens. Renata Rosa é cantora, compositora e rabequeira. Seu cd de estreia Zunido da mata recebeu o Prêmio Choc de lAnnée do Le Monde de la Musique e a projetou para uma sólida carreira internacional com inúmeras turnês e prêmios. Desde então realizou criações especiais para o Museu do Louvre, Théâtre de la Ville de Paris, Olimpíadas Rio 2016, registros especiais para as Rádios Nacionais Holandesa e Alemã e recebeu o Prêmio da Música Brasileira. Seu CD Encantações foi eleito TOP 10 pela BBC e foi nominada Artista do Ano em 2018 no Reino Unido pela Songlines Britânica. Atuou durante 11 aos como rabequeira do cavalo-marinho Boi Brasileiro, de Condado, ao lado de Luiz Paixão.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

Criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio. Em 2022, o Farol Santander ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Participaram respectivamente a Orquestra de Câmara da ULBRA e a Cisne Negro Cia. de Dança.

O Cine Farol Santander, no subsolo do prédio, exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes.

Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo, que já conta com o Cine Farol Santander e a mostra Os Dois Lados da Moeda, ainda oferece aos visitantes um café.

Leave a Reply