Gravura Galeria de Arte inaugura duas novas exposições

Gravura Galeria de Arte inaugura duas novas exposições

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A Gravura Galeria de Arte, inaugura, no dia 10 de novembro, duas novas exposições que integram o projeto Portas para a Arte da 13ª Bienal do Mercosul. O artista Marcelo Zanini estreia na galeria com COLEZZIONE SGUARDO e Rosali Plentz apresenta O QUE NOS CERCA?

Marcelo Zanini é médico especializado em cirurgia facial, e, há 20 anos, pratica a pintura. Ele utiliza a técnica de tinta acrílica sobre tela, possibilitando a aplicação de múltiplas camadas com diferentes texturas de superfícies, resultando em pinturas abstratas coloridas e de traços fortes. Marcelo já participou de exposições no banco Unicred, Shopping Bourbon Country, leilões no Instituto Ling e na mostra CasaCor Porto Alegre.

“Sguardo”, em italiano, significa olhar. A exposição COLLEZIONE SGUARDO é uma representação do olhar artístico de Zanini. “É muito estimulante e prazeroso fazer arte, mas envolve sofrimento até a conclusão. É uma situação muito caótica, decidir quando parar. A pintura, muitas vezes, parece assumir vida própria, controlar a própria construção. Mas surgem combinações e parece que tomo de alguma maneira a rédea novamente. É um sentimento de franca disputa de poder, domínio sobre o abstrato. Uma sensação de controle e descontrole perceber que todos os problemas apresentados são meios para soluções. A criatividade demanda coragem. Eu tenho a percepção de estar inserindo vida sem anexar associações figurativas, formas conceituais ou temas. Representando o passado, o presente e, talvez, o futuro de quem sou. A pintura me encara dizendo que existo, estou vivo”. – Reflete o artista.

Em mais de 40 anos de carreira, Rosali Plentz já promoveu 15 exposições individuais, tendo recebido indicação ao Prêmio Açorianos em 2008 por sua mostra Desenhos. Além disso, fez diversos cursos de especialização em áreas como desenho, pintura, gravura, história da arte, cerâmica, design, design gráfico e estampas. Reside e mantém atelier em Porto Alegre, onde participa de exposições e projetos artísticos.

Sua principal inspiração é a paisagem Urbana, com sua linearidade, seus contrastes e sua constante mutação, Atualmente o emaranhado urbano é a linha de partida para suas obras. Foi essa referência que deu origem à exposição O QUE NOS CERCA? Ao se deslocar pela cidade e contemplar a vista das janelas, a artista observou a presença de redes, grades, muros, janelas e ruas. Ao perceber o gradeamento das cidades, o sentimento de clausura e a necessidade de separação entre o público e o privado, frutos da insegurança presente nas grandes cidades, a artista sentiu a necessidade de incorporar sua visão particular sobre o tema à sua produção artística.

Para a elaboração das obras da coletânea, ela fotografa ou produz desenhos rápidos da paisagem urbana, como uma forma de internalizar as imagens. Este material, então, é abandonado para não induzir à produção de imagens figurativas. Ela deixa sua mente fluir em busca do que ficou registrado na memória. Plentz desenha as primeiras estruturas para a construção das suas imagens e, posteriormente, migra para outras técnicas com o intuito de potencializar ao máximo as formas de apresentação do seu trabalho, como a pintura, a fotografia digital e alguns elementos da gravura.

“O QUE NOS CERCA?” revela, não somente as questões presentes nos grandes centros urbanos, mas uma incansável produção artística que se preocupa em esgarçar as possibilidades da pintura e do desenho, onde novos arranjos surgem e novas formas de se reinventar emergem do compromisso de Plentz com a arte.

As exposições COLEZZIONE SGUARDO e O QUE NOS CERCA?  ocuparão, respectivamente, a Sala Branca e a Sala Negra da galeria. Ambas ficam disponíveis para visitação até o dia 5 de dezembro.

SERVIÇO:

Exposições COLEZZIONE SGUARDO  de Marcelo Zanini e O QUE NOS CERCA? de Rosali Plentz.

Abertura: 10 de novembro das 18h30 às 20h30

Visitação: 10 de novembro a 05 de dezembro de 2022, das 9h30 às 18h30 de segunda a sexta, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis)

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (whatsapp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleria) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br/

Leave a Reply