Seminário vai debater temas como a presença das mulheres em cena e a dança queer

Seminário vai debater temas como a presença das mulheres em cena e a dança queer

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
Encontros gratuitos terão participação de renomados atores e atrizes da cena gaúcha
  O seminário Desvios, Criações e Balbúrdias: Pensar é Mover irá reunir artistas gaúchos para debater processos de criação dentro e fora dos palcos. Os quatro encontros gratuitos e abertos ao público em geral serão realizados de 21 a 24 de novembro no Centro Cultural da UFRGS, no Meme Estação Cultural e no Workroom Bar (abaixo, segue programação completa).
   A pauta das discussões vai incluir temas como os processos e saberes compartilhados pelas mulheres na arte, a dança queer em cena e na sala de aula, as pedagogias desobedientes marcadas pelo riso e pela comicidade e as práticas artísticas da noite com suas festividades e subversões. Entre os debatedores e mediadores, estão os artistas Heinz Limaverde, Cassandra Calabouço, Mirna Spritzer, Arlete Cunha, Ana Fuchs, Carlos Mödinger, Gustavo Duarte, Robson Porto, Patrícia Fagundes e as atrizes e pesquisadoras do Grupo Fresta – Renata Teixeira, Iassanã Martins, Juliana Kersting, Aline Marques e Nina Piccoli.
  As atividades marcam a última ação do ano do projeto de extensão Viver de Arte: criação, produção, formatação e contexto, que promove seminários e workshops no campo das Artes Cênicas. A iniciativa tem como foco as relações entre a arte e suas intersecções na sociedade. A proposta visa criar espaços de reflexão e intercâmbio de experiências e ideias, vislumbrando possíveis caminhos frente aos desafios e turbulências do tempo.
   A iniciativa é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e o Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.
> PROGRAMAÇÃO:
> Mulheres da cena: processos e saberes compartilhados  
Com Arlete Cunha e Mirna Spritzer
Mediação: Iassanã Martins
Quando: 21/11, segunda-feira, das 14h às 17h.
Local: Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Centro, Porto Alegre)
Quanto: gratuito
Arlete Cunha: Atriz, diretora, produtora cultural e professora de teatro. Participou de importantes e premiadas montagens teatrais do sul do país.
Mirna Spritzer: Atriz, professora e radialista. Tem atuação destacada em teatro, rádio, podcast e audiovisual.
> Dança QUEER:  entre a cena e a docência  (roda de conversa e bailinho)
Com Gustavo Duarte Robson Porto  
Quando: 22/11, terça-feira, das 14h às 17h.
Local: Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Centro, Porto Alegre)
Quanto: gratuito
Gustavo Duarte: Professor do Curso de Dança da UFSM e pesquisador das interfaces Dança, Gênero, Sexualidade e Envelhecimento. Pós-doutor em Dança pela UFBA e doutor em Educação pela UFRGS.
Robson Porto: Atua há 17 anos como dançarino, professor e coreógrafo de danças de salão. Doutorando no PPGAC-UFRGS.
> Pedagogias desobedientes: riso como criação e pensamento
Com Ana FuchsCarlos Mödinger e Heinz Limaverde 
Mediação: Aline Marques Nina Picoli
 Quando: 23/11, quarta-feira, das 14h às 17h.
Onde: Meme Estação Cultural (Lopo Gonçalves, 176 – bairro Cidade Baixa, Porto Alegre)
Quanto: gratuito
Heinz Limaverde: Ator, palhaço e arte-educador com trajetória de 28 anos nas artes cênicas.
Carlos Mödinger: Ator e professor. Doutor em Artes Cênicas pela UFRGS. Professor da Graduação em Teatro – Licenciatura da UERGS.
Ana Fuchs: Atriz, palhaça e professora. Doutora e Mestre em educação pela UFRGS. É pesquisadora de pedagogias do riso e do risível.
Nina Picoli: Atriz, performer e professora. Mestranda em Artes Cênicas pela UFRGS. Pesquisa a máscara da bufona.
Aline Marques: Atriz bufa e professora bufa. É mestra em Artes Cênicas pela UFRGS. Pesquisa a bufonaria e modos bufos de criação.
Práticas da noite: festividades e subversões
Com Cassandra CalabouçoHeinz Limaverde e Patrícia Fagundes.
Quando: 24/11, quinta-feira, das 18h30min às 21h.
Onde: Workroom Bar (Rua Lopo Gonçalves, 364 – bairro Cidade Baixa, Porto Alegre)
Quanto: gratuito
Cassandra Calabouço: Drag Queen há 23 anos com renomada carreira como apresentadora, comediante, bailarina, atriz. Uma musa cheia de glitter, humor e irreverência.
Heinz Limaverde: Ator, palhaço, drag queen e professor. Do Ceará para o sul do país, ele mistura referências e faz a festa na boate, na escola e no teatro.
Patrícia Fagundes: Encenadora, professora, produtora e pesquisadora. Na festa, no coletivo e no cabaré, encontra horizontes de errâncias e invenções.

Leave a Reply