Juarez Cruz lança seu quarto livro no dia 29 no Instituto Ling

Juarez Cruz lança seu quarto livro no dia 29 no Instituto Ling

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Será realizado no dia 29 de novembro, das 16h às 22h, no Instituto Ling o lançamento com sessão de autógrafos do novo livro de Juarez Guedes Cruz. O médico e escritor lança seu quarto livro: José de Oliveira Latimer: biografia íntima. Trata-se de um aguardado exercício ficcional, desta vez no gênero da narrativa longa.

O protagonista Latimer, que dá nome ao título, já habita há tempos a imaginação do autor e é um dos personagens de sua obra de estreia A cronologia dos gestos (Ed. Movimento, 2003) premiada com o Açorianos de Literatura na categoria Contos. “Ao longo da vida, ele foi crescendo em mim e fui registrando em diversos contos sequenciais, o que acabou resultando em uma narrativa longa”, conta Juarez.

Latimer é um camarada surpreendente, que teve seu nascimento assinalado por um fato trágico e emblemático: nasceu em 6 de agosto de 1945, no dia do bombardeio de Hiroshima. Tal coincidência marcou sua existência e algo insólito domina seu temperamento e instiga a trama: ele não suporta a realidade por mais de três minutos. É assim então que a cada página, o leitor é convidado a mergulhar no universo fantasioso desse invulgar personagem.

As orelhas são do escritor Reginaldo Pujol Filho e o prefácio assinado pelo escritor Gustavo Melo Czekster que explica: “Você está convidado a conhecer Latimer que existe e respira nessas páginas. Isto (diria Whitman) não é um livro: quem toca nele, está tocando um homem.”

Sobre o autor

Juarez Guedes Cruz é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), com especialização em Clínica Psiquiátrica pela UFRGS (1970) e em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (1992). É professor na Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Também publicou A cronologia dos gestos (2003), Alguns procedimentos para ocultar feridas (2007) e Antes que os espelhos se tornem opacos (2012).

SERVIÇO

O QUE: Lançamento e sessão de autógrafos do livro José de Oliveira Latimer: biografia íntima.

QUANDO: 29 de novembro, terça-feira, das 16h às 22h

ONDE: Instituto Ling, Rua João Caetano, 440, Porto Alegre

QUANTO: R$ 50,00.

Leave a Reply