O Chat GPT passou na prova da OAB. E daí?

O Chat GPT passou na prova da OAB. E daí?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Há um verdadeiro frisson sobre as inteligências artificiais no momento, onde parece que do nada elas vieram e agora se você não as conhece, você está atrasado.

Pasmem, inteligências como Chat GPT criadas há 3 meses já tem curso intensivo de uso!

A meu ver, muito para pouco, apenas para pegar incautos.

Se eu não acredito nas inteligências artificiais e seus potenciais? Claro que acredito e, aliás, defendo amplamente seu uso. Entretanto, da forma como tem sido vendida a ideia, estamos muito distantes ainda.

Muitos defendem que as IAs irão substituir a elaboração de textos,  programadores, web designers, entre tantas outras utilidades que elas servem para colaborar, para auxiliar, para sugerir e não para substituir.

Além disto, as Inteligências Artificiais estão num estágio ainda iniciante, com textos simples e singelos, conhecimentos lógicos bem aplicados, entretanto sem profundidade e contextos mais prolixos.

Daniel Marques, advogado e presidente da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) conduziu um experimento de aplicar a prova da OAB (parte teórica) ao Chat GPT e a inteligência artificial acertou 48 questões das 80 propostas, ou seja, ela passou na primeira fase.

E isto significa o quê? Que a Inteligência Artificial é mais capacitada do que pessoas?

Óbvio que não.

Significa que precisamos melhorar a forma que a prova está sendo desenvolvida, pois se uma máquina – que apenas sabe termos, legislação e lógica – consegue acertar 48 questões é porque a prova não exige do aluno conhecimento, exige do aluno memória e uma lógica simples (obviamente não simplista).

Então, significa que não precisamos nos preocupar com a inteligência artificial?

Não! Significa que precisamos conhecer, compreender e usar a mesma sempre que possível, posto que ela pode nos apoiar em resultados efetivos e práticos no dia a dia.

Usar ferramentas de gerar textos como Chat GPT em conjunto com outras ferramentas pode ser útil para gerar conteúdos para as redes sociais (marketing), escrever artigos – que ainda necessitam de revisão – (marketing), buscar modelos de peças jurídicas (dia a dia), buscar leis (dia a dia), etc.

Inclusive, a imagem deste artigo foi gerada por uma IA chamada DALL – E (mesmo fabricante do Chat GPT, a Open IA). Ou seja, a inteligência artificial é um excelente auxiliar.

Pelo menos por hora (artigo escrito em fevereiro de 2023), as inteligências artificiais são úteis para apoiar a inteligência humana, nada além disto.

E para você, o uso da IA fez alguma diferença?

Estar atento, testar e conhecer são elementos diferenciais para se preparar para o mercado.

#PenseNisto

 

Sou Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos, membro de diversas comissões na OAB.

Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Quer conhecer mais? www.gustavorocha.com

Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected]

Algo mais direto como Whatsapp ou Telegram? (51) 98163.3333

#Gestão #Tecnologia #MarketingJuridico #Privacidade #LGPD

Leave a Reply