Granpal discute o cenário nas escolas e da posse a sua nova diretoria

Granpal discute o cenário nas escolas e da posse a sua nova diretoria

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Sistema do Botão de Pânico

Os secretários de Educação e de Segurança da Região Metropolitana já sabem o funcionamento do sistema do Botão de Pânico, aplicativo que está em operação nas 98 escolas municipais e nas 217 conveniadas de Porto Alegre, e foi viabilizado sem custos para o Município, em parceria da Prefeitura de Porto Alegre com o Instituto Cultural Floresta e a empresa BeOn, que desenvolveu a ferramenta. O sistema foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 24, durante reunião do Fórum de Educação e o Fórum de Segurança da GRANPAL – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) no Instituto Caldeira para debater a segurança nas escolas.

Na reunião, os secretários puderam conhecer as diversas alternativas e propostas para melhorar a segurança nas escolas. A secretária de Educação, Sônia Rosa, que coordena o Fórum de Educação da Granpal, destacou durante a reunião a importância do diálogo e da troca de experiências entre os municípios para unir forças e potencializar soluções. Ela ainda sugeriu que o modelo do Botão de Pânico seja adotado por outras redes da região.

Para o Presidente da Granpal, Prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, “a ferramenta proporciona agilidade, dentro de um cenário que as respostas rápidas são a diferença entre a resolução do problema ou a impossibilidade de sucesso em um evento danoso”. Além da Secretária de Educação de Porto Alegre, Sônia Maria Oliveira da Rosa, e do Secretário de Segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon, estiveram presentes lideranças como o presidente do Instituto Cultural Floresta, Claudio Goldztein e o diretor da BeOn, Gustavo Caleffi.

 

Nova diretoria assume o comando da entidade

 

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre também realizou a cerimônia de posse da sua nova diretoria, no último dia 20 de abril. Liderada pelo prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, a nova gestão dará ênfase a processos de inovação de governança e a busca por soluções para o transporte coletivo da região. A diretoria tem ainda o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, como primeiro vice-presidente, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, como segundo vice-presidente, Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo como secretária e Volmir Rodrigues, prefeito de Sapucaia do Sul como Tesoureiro. O ato acontece a partir das 11h, no Instituto Caldeira (Travessa São José,455), em Porto Alegre.

 

Com uma gestão de um ano, Pascoal pretende definir sua atuação baseada em quatro pilares: Governança Metropolitana, Compras Públicas, Escola de Gestão e Atuação Político-Institucional. Defensor da inovação na área pública, o prefeito de Esteio observa que se utilizará da experiência à frente da administração municipal para dar ênfase a sua gestão.

 

Uma das pautas a serem trabalhadas pela Granpal, neste período, está a integração do transporte metropolitano, com soluções que amenizem os problemas do setor na região. “Assinamos um acordo com a Metroplan que objetiva encontrar, de maneira conjunta, alternativas para que haja uma mudança real no quadro da operação do transporte coletivo”, disse.

 

O presidente da Granpal pretende em sua gestão ampliar e qualificar o setor de compras públicas dos municípios, reforçando a implantação da nova Lei de Licitações. Além disso, está entre os projetos a serem desenvolvidos pela entidade a realização de seminários de boas práticas, congressos temáticos e a promoção de missões e visitas técnicas que aprimorem o trabalho já feito pelas administrações municipais.