Guerra aos furtos de cabos, fios e tampas de bueiros

Guerra aos furtos de cabos, fios e tampas de bueiros

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Municípios da região vão encaminhar projetos de lei às suas respectivas câmaras municipais

 

Os municípios da Região Metropolitana vão iniciar uma ofensiva contra o crescente número de ocorrências de furto de cabos, fios e tampas na região. Em uma declaração conjunta, os municípios que compõem a Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) revelaram sua determinação em combater essa prática criminosa, que traz prejuízos financeiros e causa transtornos à população. Este foi o principal tema debatido na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da associação realizada nesta quinta-feira, 25, no Instituto Caldeira. Participaram do encontro, representantes da Secretaria de Segurança Pública do estado, Polícia Civil e Brigada Militar.

 

Conforme o presidente da Granpal e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, até o final do mês de junho, todos os 20 municípios da região encaminharão projetos de lei às suas respectivas câmaras municipais, propondo medidas abrangentes para coibir a receptação desses materiais furtados. “Queremos estabelecer práticas mais rigorosas e eficazes no combate a esse tipo de crime, além de punições mais severas aos infratores. Desta forma, estaremos em sintonia com a principal demanda das forças de segurança para combater esta prática”, diz o dirigente.

 

A Granpal vai solicitar o apoio do Ministério da Justiça e Segurança para enfrentar essa questão de segurança pública. A parceria entre as autoridades municipais e o órgão federal será fundamental para fortalecer a luta contra o furto de cabos, fios e tampas, bem como para implementar políticas que evitem a receptação e desestimulem a prática criminosa.

 

A assembleia serviu também para a elaboração das pautas de demandas das cidades da Região Metropolitana para serem entregues ao governador Eduardo Leite. Ele é o convidado do almoço metropolitano, que acontece no próximo dia 31 de maio, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, a partir das 12h.