50 Tons de Pretas é finalista em oito categorias do Prêmio Profissional da Música 2022

50 Tons de Pretas é finalista em oito categorias do Prêmio Profissional da Música 2022

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Dejeane Arruée e Graziela Pires se apresentam na última noite de cerimônia, dia 04 de junho, em Brasília

 

Depois do sucesso da turnê do espetáculo `Tira o teu racismo do caminho´, que lotou casas de shows em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, a 50 Tons de Pretas está com passagens compradas para o Distrito Federal. A dupla é finalista em oito categorias do Prêmio Profissional da Música 2022. A premiação ocorre de 1º a quatro de junho, em Brasília. Na última noite, as cantoras e instrumentistas Dejeane Arruée e Graziela Pires farão uma apresentação especial, mostrando para o Brasil a sonoridade e vozes marcantes, o engajamento em lutas sociais e antirracistas e a celebração da ancestralidade que elas carregam.

 

“Pra gente é um motivo de muita alegria essas indicações em várias categorias diversas, tanto da parte da composição dos arranjos quanto da parte da banda como um todo. É um reconhecimento por essa caminhada e, principalmente, do nosso disco (Então Vem – 2021) que a gente lançou na pandemia e não teve tanto tempo para poder trabalhar e explorá-lo”, celebra Grazi Pires. A 50 Tons de Pretas concorre nas categorias Melhor Instrumentista (Dejeane Arruée), Melhor Arranjadora (Dejeane Arruée), Melhor Produtora Musical (Dejeane Arruée), Groove e Pop, Melhor Artista MPB região Sul, Melhor Direção Musical e Melhor Clipe (com a música Dinheiro). Uma Sinfonia Diferente RS, projeto coordenado pela dupla, concorre no Melhor espetáculo Infantil.

 

Além das indicações, outro momento é muito esperado: a apresentação na noite de encerramento do Prêmio. “Especial. Vai ser nossa primeira vez em Brasília e já com banda completa. Ficamos felizes pela escolha e oportunidade de representar o Sul, Porto Alegre e, principalmente, de poder levar nossa música autoral, nossos dois trabalhos independentes e premiados, para um local que vai estar respirando música e arte”, diz Dejeane Arruée. Para Grazi, conseguir levar o show delas para um dos maiores prêmios da música brasileira já é uma grande honra. “No nosso coração já é um grande prêmio e se a gente voltar de lá com os prêmios, de fato, aí vai ser a coroação desse momento especial”, conclui.

 

50 Tons de Pretas

A 50 Tons de Pretas surgiu em 2017, em Campo Bom. Professoras de música da rede pública, Dejeane e Graziela foram convidadas para uma apresentação especial de Dia da Mulher. Chamaram alunas e colegas para formar um grupo. A apresentação foi um sucesso e o projeto se estabeleceu com Dejeane Arruée e Grazi Pires. Nesse curto tempo de existência, a dupla acumula um repertório representativo e diverso. O primeiro espetáculo “A mais pura verdade”, circulou por mais de 15 cidades em 2018, pelo SESC, e foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Espetáculo, em 2019. O primeiro disco, ‘Voa’, foi lançado em novembro de 2020 e teve enorme reconhecimento de público e de crítica. Sendo premiado no Prêmio Açorianos de música em 2021 como Melhor álbum MPB, melhores intérpretes e melhores compositoras. Um feito inédito na história do tradicional prêmio, foi a conquista destes 03 troféus por duas artistas pretas com um trabalho independente. Em 2021, as Pretas lançaram o EP ‘Então Vem’ e suas músicas ganharam troféus em festivais nacionais no Paraná e Minas Gerais. Em fevereiro deste ano, a 50 Tons de Pretas foi contemplada pelo edital Natura Musical 2023. Com essa novidade, elas já preparam o novo disco, que deverá ter o título Tira o Teu Racismo do Caminho.