Mostra Era uma vez na Tchéquia traz animações, fantasias e mistérios

Mostra Era uma vez na Tchéquia traz animações, fantasias e mistérios

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Programação segue até o dia 9 de julho com 19 títulos produzidos por cineastas tchecos entre 1952 e 1989

  A próxima edição do Projeto Raros vai apresentar um clássico do cinema tcheco: O Chalé do Lobo. O filme é uma ficção-científica de horror construída com uma atmosfera insólita pela cultuada cineasta Věra Chytilová no final dos anos 1980. A projeção será no dia 30 de junho, sexta-feira, às 19h30min, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico de Porto Alegre), e terá entrada franca.

    Na trama, um grupo de adolescentes é misteriosamente convidado para uma oficina de esqui nas montanhas. Há onze deles, mas os supervisores do campo insistem que deve haver apenas dez, e que um deles é um intruso. 

>> Era uma vez na Tchéquia: animações fantasias e mistérios

   A sessão especial de O Chalé do Lobo integra a mostra Era uma vez na Tchéchia: animações, fantasias e mistérios. A programação segue até o dia 9 de julho com 19 títulos produzidos por cineastas tchecos entre 1952 e 1989. Todas as exibições também são gratuitas.

   O cinema realizado em Praga, na então Tchecoslováquia, sempre revelou uma relação intensa com a fantasia. Característica presente em uma variedade de expressões cinematográficas que se aventuram por gêneros como a ficção-científica, a comédia, o drama e o suspense a partir de olhares abertamente fantasiosos.

    Nessa reta final do evento, o público poderá conferir títulos de pioneiros, como Martin Frič, mestres da animação como Karel Zeman e Jan Švankmajer, e nomes valiosos do cinema moderno tcheco, como Jiří Menzel, Věra Chytilová e Ester Krumbachova, além de grandes realizadores populares do país, como Václav Vorlíček, Bořivoj Zeman e Oldřich Lipský.

    Realizada pela Cinemateca Capitólio e pelo Consulado da República Tcheca em São Paulo, a iniciativa tem o apoio do Museu Karel Zeman, do Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca (NFA), e da Associação Cultural Tcheco-Brasileira em Porto Alegre.

>> Programação:

Onde: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico de Porto Alegre)

Quanto: gratuito

30 de junho, sexta-feira

15h – Quem Quer Matar Jessie?

16h30min – O Assassinato do Sr. Diabo

17h45min – Fim de Agosto no Hotel Ozone

19h30min – Projeto RarosO Chalé do Lobo

1o./07, sábado

17h – Os Magníficos Homens da Manivela

19h – O Assassinato do Sr. Diabo

02/07, domingo

17h – O Imperador e o Golem

19h30min – A Pomba Branca

04/07, terça-feira

17h – A Pequena Ninfa do Mar

19h – A Planta Dourada

05/07, quarta-feira

17h – Os Magníficos Homens da Manivela

19h – Final de Agosto no Hotel Ozone

06/07, quinta-feira

17h – Eu Matei Einstein, Cavalheiros

19h – A Casa Maldita dos Hajn

07/07, sexta-feira

17h – A Planta Dourada

19h30 – O estranho universo de Jan Švankmajer

08/07, sábado

17h – A Princesa Terrivelmente Triste

19h – O Bobo da Corte e a Rainha

09/07, domingo

17h – As Loucas Aventuras do Detetive Nick Carter

19h – Eu Matei Einstein, Cavalheiros

>> Sobre os filmes:

> Programa: O ESTRANHO UNIVERSO DE JAN ŠVANKMAJER

O Último Truque (Poslední trik pana Schwarcewalldea a pana Edgara, 1964, 12min)

O primeiro filme de Švankmajer, uma animação sobre dois mimos — Edgar e Schwarzwald, em versão atores em carne e osso e marionetes — que tentam fazer truques cada vez mais extravagantes, lutando pela adoração da audiência.

Um Jogo com Pedras (Hra s kameny, 1965, 8min)

A gênese, o desenvolvimento e a destruição da Terra apresentados sob a forma de um estranho jogo mecânico.

O Apartamento (Byt, 1968, 12min)

Um homem fica preso no seu apartamento e os objetos ao seu redor indignam-se contra ele.

Piquenique com os Weissmann (Picknick mit Weissmann, 1968, 10min)

Vários objetos — algumas cadeiras, um tabuleiro de xadrez, um balão, entre outros — que estão a aproveitar um belo dia de sol, em plena natureza.

Jaguadarte (Žvahlav aneb šatičky slaměného Huberta, 1971, 14min)

O poema de Lewis Carroll é lido e seguido por uma representação em stop-motion de brinquedos e outros objetos da estética infante.

DCPs com versões digitais dos originais em 35mm cedido pela Athanor.

> LONGAS-METRAGENS

O IMPERADOR E O GOLEM

(Císařův pekař – Pekařův císař)

Tchecoslováquia, 1952, 144min

Direção: Martin Frič

   Mateus, um padeiro que fabrica pães especiais, acaba ocupando acidentalmente o lugar de Rodolfo II, o Sacro Imperador Romano. Ele está em busca do Golem, figura mítica associada à tradição do folclore judaico. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

A POMBA BRANCA

(Holubice)

Tchecoslováquia, 1960, 66min

Direção: František Vláčil

   Durante sua jornada de volta para casa, no Mar Báltico, um inocente pombo-correio perde-se e cai na cidade de Praga, onde é resgatado e cuidado por um frágil garoto. Logo os dois desenvolverão uma amizade que tocará todos ao seu redor. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

A PLANTA DOURADA

(Zlaté kapradí)

Tchecoslováquia, 1963, 106min

Direção: Jiří Weiss

   Durante a Grande Guerra Turca, Jura encontra na floresta uma misteriosa planta dourada que se transforma em uma garota. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

QUEM QUER MATAR JESSIE?

(Kdo chce zabít Jessii?)

Tchecoslováquia, 1966, 81min

Direção: Václav Vorlíček

   Cobaia da invenção de sua esposa cientista, uma máquina de materializar sonhos, professor descobre que Jessie, a heroína dos quadrinhos que ele ama, está no mundo real. Apaixonado, decide protegê-la de seus materializados vilões. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

FINAL DE AGOSTO NO HOTEL OZONE

(Konec srpna v hotelu Ozon)

Tchecoslováquia, 1967, 77min

Direção: Jan Schmidt

   Num futuro pós-apocalíptico, um grupo de jovens mulheres, liderado por uma senhora que viveu na época antes do colapso, vaga à procura de outros humanos, enquanto tentam sobreviver. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

A PRINCESA TERRIVELMENTE TRISTE

(Šílene smutná princezna)

Tchecoslováquia, 1968, 86min

Direção: Bořivoj Zeman

   O Príncipe e a princesa de reinos vizinhos são obrigados a casar. Conto de fadas pop com ícones da cultura jovem tcheca, os cantores Helena Vondráčková e Václav Neckář nos papéis principais. Digitalização de original em 35mm realizada pelo NFA, financiada pelo Karlovy Vary International Film Festival em 2021.

O ASSASSINATO DO SR. DIABO

(Vražda Ing. Čerta)

Tchecoslováquia, 1970, 71min

Direção: Ester Krumbachová

   Uma mulher está ansiosa para se casar e o Sr. Diabo. O homem, por sua vez, não está interessado no coração ou na sua alma, mas nos dotes culinários dela. O único longa-metragem da figurinista e roteirista Ester Krumbachová, uma das mentoras da Nouvelle Vague Tcheca. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

EU MATEI EINSTEIN, CAVALHEIROS

(Zabil jsem Einsteina, pánové)

Tchecoslováquia, 1970, 96min

Direção: Oldřich Lipský

   A explosão de uma bomba atômica faz com que as mulheres deixem crescer a barba e percam a capacidade de ter filhos. Uma reunião das Nações Unidas decide que é preciso voltar no tempo e assassinar Albert Einstein, para que suas pesquisas sobre átomos não sejam concluídas. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

A PEQUENA NINFA DO MAR

(Malá mořská víla)

Tchecoslováquia/União Soviética, 1975, 86min

Direção: Karel Kachyňa

   No palácio real das profundezas dos mares, a sétima e mais formosa das princesas, a pequena ninfa do mar, vai se casar. Seu presente nupcial será um navio todo de ouro que pertence a um príncipe da superfície. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

AS LOUCAS AVENTURAS DO DETETIVE NICK CARTER

(Adéla ještě nevečeřela)

Tchecoslováquia, 1978, 104min

Direção: Oldřich Lipský

   Ao visitar Praga, o detetive Nick Carter acaba assumindo um caso envolvendo o sumiço de um cachorro e uma planta carnívora, tendo certeza de estar enfrentando seu arqui-inimigo que ele acreditava estar morto: o Jardineiro. O genial Jan Švankmajer criou as cenas de animação do filme. Cópia restaurada em 2015 pelo Hungarian Filmlab, a partir do original em 35mm, com a supervisão do NFA.

OS MAGNÍFICOS HOMENS DA MANIVELA

(Báječní muži s klikou)

Tchecoslováquia, 1979, 90min

Direção: Jiří Menzel

   Em 1900, quando o cinema começava a surgir na Tchecoslováquia, um mágico entra em contato com um cinematógrafo Lumière e se envolve nas descobertas da arte nascente. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

O CHALÉ DO LOBO

(Vlčí bouda)

Tchecoslováquia, 1987, 91min

Direção: Věra Chytilová

   Um grupo de adolescentes é misteriosamente convidado para uma oficina de esqui nas montanhas. Há onze deles, mas os supervisores do campo insistem que deve haver apenas dez, e que um deles é um intruso. Horror fantástico da endiabrada Věra Chytilová. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

A CASA MALDITA DOS HAJN

(Prokletí domu Hajnů)

Tchecoslováquia, 1989, 107min

Direção: Jiří Svoboda

   Sonya é a herdeira das riquezas de uma família nobre tcheca – os Hajns. Petr, um alpinista social, se casa com ela, ignorando alguns acontecimentos obscuros – em particular, um tio insano que ronda a mansão acreditando ser invisível. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

O BOBO DA CORTE E A RAINHA

(Šašek a královna)

Tchecoslováquia, 1988, 112min

Direção: Věra Chytilová

   Por meio de elementos quixotescos que evocam os princípios do humor ácido e da narrativa não linear, pessoas reais se confundem de maneira inconsciente com os seus próprios personagens. Enquanto um Bobo da Corte faz de tudo para agradar um rei alemão e sua esposa, um morador de um pequeno vilarejo ajuda um casal a caçar javalis. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.