Trabalho & Vida: curso profissionalizante do Pertence forma 15 jovens em 2023 

Trabalho & Vida: curso profissionalizante do Pertence forma 15 jovens em 2023 

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Realizado pelo SENAC, o curso teve duração de 2 anos e era dividido em 6 módulos 

Em um mundo onde o mercado de trabalho está em constante evolução e a busca por profissionais qualificados é cada vez mais exigente, iniciativas que promovem a capacitação e o desenvolvimento de jovens são cruciais para a construção de um futuro promissor. Nesse contexto, o programa de cursos profissionalizantes oferecido pelo Pertence e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) desponta como um verdadeiro exemplo de sucesso ao formar mais 15 jovens talentos em 2023. 

O curso, que teve duração de dois anos, e foi dividido em seis módulos, abordou áreas fundamentais para a empregabilidade dos jovens, oferecendo desde noções de conhecimentos gerais, direitos e deveres no mercado de trabalho, até a questão administrativa e comercial, passando pela beleza e bem-estar, gastronomia, recreação e lazer. Além disso, os alunos também tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, aspectos essenciais para se destacar no mercado de trabalho. 

O diferencial dessa proposta foi a qualidade do ensino oferecido. Os alunos foram conduzidos por professores altamente capacitados, que uniram teoria e prática em uma abordagem dinâmica e enriquecedora. As aulas foram ministradas em ambientes modernos e equipados, o que proporcionou uma experiência educacional completa e alinhada às demandas do mercado. 

“O resultado do esforço conjunto entre Pertence e SENAC não poderia ser mais gratificante. Ao término do curso, os 15 jovens talentos demonstraram um crescimento notável em suas competências técnicas e comportamentais, além de uma motivação excepcional para enfrentar os desafios do mundo profissional”, destaca Victor Freiberg, Ceo do Pertence. Além do mercado de trabalho, o projeto tem um olhar para a vida, de viver para valer e executar as atividades com excelência.   

“O curso foi uma oportunidade única em minha vida. Aprendi como me comportar melhor no mercado de trabalho. Fico muito gratificada ao Pertence e ao SENAC por estar concluindo um curso”, disse Clarissa Ramos Schilling, uma das formandas. Para Cíntia Sippel, a formatura é a realização de um sonho. “Essa é a primeira vez que vou me formar e usar uma toga”, destaca.  

A cerimônia de formatura será realizada no sábado, dia 12 de agosto, às 14h, no auditório do SENAC, que fica na Rua Coronel Genuíno nº 130, Centro Histórico de Porto Alegre. A festa de colação de grau ocorrerá à noite, durante um baile de máscaras no salão prata do Clube Hebraica, festa que também celebrará os 12 anos do Pertence comemorados em agosto de 2023.  

“É o único momento do ano em que o Pertence abre as portas para os pais participarem. Porque tudo no Pertence é voltado aos participantes”, afirma Freiberg.  

“O sucesso desse programa é uma prova de que, quando a educação de qualidade se alia à dedicação e ao empenho dos jovens, barreiras são quebradas e oportunidades são criadas. O Pertence e o SENAC demonstraram que o caminho para um futuro mais promissor está na capacitação e na formação profissional de excelência”, afirma Sara Singer, uma das fundadoras e idealizadora do Pertence. “O caminho está traçado, e os jovens formados em 2023 pelo Pertence e SENAC estão prontos para conquistar um mundo de possibilidades”, completa. 

O que é?  

O projeto Trabalho & Vida é um curso profissionalizante desenvolvido pelo Clube Social Pertence e realizado pelo SENAC, pensado para desenvolver e preparar os jovens com deficiência intelectual e cognitiva para o mercado de trabalho e para o futuro. O conteúdo curricular e a forma ativa e dinâmica que é apresentado, possibilitam o desenvolvimento do autoconhecimento e a descoberta de potencialidades, aptidões e interesses.  

Todo curso foi pensado e elaborado considerando as especificidades da pessoa com deficiência intelectual. O espaço físico, com recursos diversificados, e as dinâmicas desenvolvidas em sala de aula, deixam o ambiente descontraído, aguçam a imaginação e mantém a atenção e interesse dos alunos nos assuntos abordados. A carga horária e o número reduzido de alunos permite a qualidade do aprendizado, facilita a absorção do conteúdo e promove um ambiente acolhedor para que possam se expressar. Os professores têm o auxílio de monitores para realizar as atividades e garantir o aprendizado. 

Durante as aulas, as atividades em grupo colaboram para o desenvolvimento do senso de cooperação e valorizam o trabalho em equipe o que os prepara para o ambiente empresarial. Os alunos são estimulados a elaborar temas de casa e pesquisas complementares, que são importantes ferramentas para o aprimoramento da responsabilidade e do amadurecimento deles. O foco dos conteúdos aprendidos, as noções do dinheiro trabalhadas, a postura pessoal e profissional praticada durante o curso faz com quem os alunos desenvolvam a sua autonomia e reflete no seu dia a dia.  

Pertence  

Estimular jovens e adultos com deficiência a buscarem sua profissionalização. Isso representa mais do que um encorajamento de suas habilidades e capacidades, mas também a potencialidade, na força de sua existência e na fortificação de seus trajetos por ocupação de espaços na sociedade que podem ser alcançados com iniciativas de mobilização, como essa do Pertence. E preparar é muito mais do que transmitir conhecimento: é incluir, criar vínculo, encorajar e pertencer. 

E o Pertence é uma instituição que completa agora em agosto 12 anos de atuação pela criação de espaços seguros e memoráveis às pessoas com deficiência através de atividades, presenciais e virtuais, de profissionalização nas áreas de cultura, esporte, saúde, trabalho e gastronomia em parceria com empresas e organizações que acreditam na diversidade como um agregador de potencialidade em suas equipes, produções e valores, a exemplo do Senac.  

Para conhecer mais sobre as propostas, entre em contato pelas redes sociais do @clubesocialpertence, através do site www.pertence.me ou telefone (51) 99176-9191. O Pertence recebe novos participantes em seus inúmeros projetos ao longo do ano em sua sede social localizada na Rua Gonçalves Lêdo, n° 473, no bairro Partenon, em Porto Alegre, com atendimento das 8h30 às 17h30 e em passeios aos finais de semana.