Dados apontam que 52,3% de colaboradoras são do sexo feminino comparadas ao total do quadro de colaboradores e elas são responsáveis por 50,63% dos cargos de liderança dos hotéis
A Rede Plaza de Hotéis, uma das principais redes hoteleiras do país, atenta as questões de gênero e igualdade, realizou um levantamento interno para verificar a participação e liderança feminina em sua gestão. Os resultados apresentados demostraram que 52,3% do total do quadro de colaboradores – base abril 2023 da Rede, são ocupadas por mulheres. E que 50,63% delas, estão ocupando funções de lideranças nos hotéis. Liderança feminina é um tema discutido com frequência, devido ao cenário competitivo em que estão inseridas as organizações, principalmente aquelas que pertencem ao setor de serviços, como os empreendimentos hoteleiros. Além disso, as questões referentes a mulher no mercado de trabalho têm sido objeto de estudos e atenção. Os dados verificados pela Rede Plaza demostram essa realidade dos negócios.
Na hotelaria a qualidade dos serviços é fundamental e as atitudes e comportamentos de homens e mulheres são considerados diferenciais, pois exercem forte influência na percepção dos clientes. E tratando – se do público feminino, elas, trazem maior sensibilidade, intuição e sem falar que são ótimas negociadoras. Para o diretor da Rede Plaza de Hotéis, Oscar Schmidt, que é um entusiasta a participação feminina na empresa, essa é uma conquista importante e que reflete o compromisso da empresa com a diversidade e a igualdade de gênero. “A presença das mulheres em nossos quadros é uma prova do nosso compromisso com a inclusão e com o respeito. Além disso, a liderança da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spas em número de colaboradoras mulheres é uma prova de que a empresa oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento às mulheres em suas carreiras”, destacou Schmidt.
Com sua liderança feminina, a Rede Plaza de Hotéis demonstra que é possível ter um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, onde todas as pessoas tenham oportunidades iguais de promoção. A rede hoteleira conta com mulheres em cargos distribuídos em diferentes áreas e setores, como gerência de marketing e gerência geral dos hotéis. “Ter mulheres em cargos de liderança traz habilidades, competências e uma visão estratégica diferenciada. Sem falar que as pesquisas indicam que empresas com a força feminina alavancam resultados maiores. E isso beneficia a todos que compõem a empresa, incluindo os demais colaboradores e, sobretudo, os hóspedes”, avalia Schmidt.
Outro ponto destacado pela rede Plaza é a questão da equidade salarial. “A rede Plaza também tem se esforçado para oferecer oportunidades de trabalho para mulheres em diferentes setores, desde atendimento ao cliente até cargos de liderança, trabalhando com foco na meritocracia, oportunidades iguais e equidade salarial’, finaliza o diretor da rede.
Sobre a Rede Plaza de Hotéis
A Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spas possui cinco hotéis espalhados pelo Brasil com mais de 60 anos de hospitalidade e está em permanente atualização. O grupo que além de Hotéis próprios também é operador de hotéis de terceiros, mantém parcerias contínuas com projetos de expansão e administração. A Rede Plaza tem entre seus objetivos principais oferecer serviços de qualidade superior, com amplo respeito ao meio ambiente e com ferramentas tecnológicas que aproximam e facilitam a interação dos clientes. Atualmente, são mais de 633 acomodações (entre apartamentos e suítes). Mantém o pioneirismo em projetar o futuro, fazendo valer sua fama de ser uma rede de muita hospitalidade.