Indústria gaúcha amplia mercado árabe e  aumenta exportação de produtos capilares

Indústria gaúcha amplia mercado árabe e aumenta exportação de produtos capilares

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Com sede em Alvorada, empresa produz 200 itens diferentes para o segmento 

A De Sírius Cosméticos, indústria com sede em Alvorada, no Rio Grande do Sul, ganhou mais um mercado para exportação de seus produtos sustentáveis e veganos. O mix de mais de 200 produtos divididos em 21 linhas, dos quais 144 são veganos e fabricados na Região Metropolitana, vão ampliar sua presença em revendas dos Emirados Árabes. Hoje, a De Sírius Professional Hair emprega 60 pessoas, das quais 38 são mulheres, e seus produtos são vendidos em mais de 20 países.

Com 10 mil metros quadrados de parque industrial, a fábrica da De Sírius tem como orientações, no desenvolvimento de seus produtos, o compromisso com qualidade, respeito, resultados reais, cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade. “Temos uma preocupação de não utilizar na formulação ingredientes como petrolatum, parabenos e sal. Este será um diferencial para conquistar as mulheres daquele país”, diz a CEO da De Sírius, Sabrina Rosa.

Com este novo mercado e o potencial de exportação dele, Sabrina estima a possibilidade de ampliar o número de funcionários e a produção da indústria em 30%. “Os negócios com o exterior representam, em média, 20% de nosso faturamento anual, e temos a perspectiva de ver este resultado crescer em 5% com a ampliação do mercado árabe”, comenta a CEO da De Sírius Cosméticos.

Este potencial inclui ainda o aumento de vendas para mercado brasileiro, com expansão para o sudeste brasileiro, onde houve a contratação de um gerente regional de vendas para direcionar as vendas para aqueles estados.

SUSTENTABILIDADE 

O conceito de sustentabilidade também se aplica na operação da empresa, que prepara as comemorações dos seus 25 anos e uma das iniciativas da empresa é o processo de seleção e reciclagem dos resíduos gerados. Recentemente, a companhia investiu mais de R$ 375 mil para colocar em operação 196 painéis de geração de energia solar, que serão responsáveis pela produção de 100 Kw/h. A quantidade de energia produzida vai atender as necessidades da organização no consumo de energia elétrica.

A mudança da matriz energética, além de trazer uma economia superior a R$ 4 mil mensais na conta de luz, está alinhada com a política de sustentabilidade da organização, e que prevê transformar sua produção 100% vegana até 2025.

“O meio ambiente sempre foi uma das maiores preocupações e este é mais um instrumento em sintonia com a política de sustentabilidade da empresa, que tem como meta alcançar uma produção 100% vegana até 2025. Essas ações demonstram o compromisso da De Sírius Cosméticos em conciliar sua atividade econômica com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, com foco no bem-estar de seus colaboradores e na preservação do ecossistema ao seu redor”, diz a dirigente.

A empresa já conta com duas estações de tratamento da água consumida na produção da companhia e que, depois do tratamento, é utilizada para o tratamento da área verde no entorno da empresa, incluindo 20 árvores frutíferas. A água tratada além de ser reutilizada internamente, também é devolvida para o meio ambiente da mesma forma que foi recebida, sem resíduos químicos.

HISTÓRICO

Na sua adolescência, com 16 anos e a intenção de ampliar a renda familiar, Sabrina planejou investir na produção de cremes. Usando o espaço de sua casa e com muito estudo, nasceu o creme restaurador intenso, que ficou conhecido como “amarelinho” e que é um sucesso entre muitas mulheres e lidera as vendas da De Sírius até hoje.

Com poucos conhecimentos de gestão, o sonho da empreendedora teve uma pausa de alguns anos, até Sabrina se graduar em Biologia na PUCRS, em Porto Alegre. A crise financeira provocada com o começo do Plano Real obrigou a investir no recomeço de sua produção de cremes. Já casada e com dois filhos, Sabrina voltou no tempo e recomeçou a produção do creme restaurador, novamente na cozinha de casa e se dedicou à venda de porta em porta nos salões de Porto Alegre.

“Hoje tenho orgulho do nosso crescimento sustentável que, apesar do número de produtos oferecidos, ainda tem no amarelinho o carro chefe”, comenta Sabrina.