Com entrada e estacionamento gratuitos, a Feira acontece todo o 1° e 3° sábado de cada mês no Bairro Menino Deus junto na sede da Secretaria de Agricultura
Porto Alegre agora também pode ser chamada de Capital dos Azeites de Oliva. A cidade vem ganhando aos sábados, 1° e 3° de cada mês, das 8 às 12h, uma Feira dedicada exclusivamente a esse “Ouro Líquido”. A Feira do Azeite Gaúcho reúne produtores de várias regiões do Rio Grande do Sul, no coração do bairro Menino Deus, junto à sede da Secretaria da Agricultura, localizada na Avenida Getúlio Vargas 1384.
Os visitantes têm direito a provar e viver experiências sensoriais dos Azeites de Oliva Gaúchos. O espaço é o local ideal aos amantes da gastronomia e curiosos em explorar o mundo de sabores e aromas que o Azeite de Oliva Extravirgem nos oferece. E o melhor, o evento acontece faça chuva ou faça sol. Pois o local tem espaço coberto e, ainda, com entrada e estacionamento gratuitos.
Importante destacar que, neste momento difícil por que passa nosso Estado, com centenas de vítimas das enchentes, nas edições dos dias 07 e 21 de outubro de 2023 os feirantes receberão alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza para doação. O visitante que colaborar concorrerá a uma caixa de Azeites de Oliva (seis unidades).
Diferenciais da Feira do Azeite Gaúcho
Um dos aspectos mais cativantes da Feira é a possibilidade de conhecer a história de cada expositor e a ancestralidade desse alimento milenar. Os visitantes têm a oportunidade de interagir diretamente com os produtores, aprendendo sobre as diversas variedades de oliveiras, métodos de colheita das azeitonas e os segredos por trás da produção de azeite de alta qualidade. Além da possibilidade de apreciar as características distintas de cada variedade, bem como conhecer o universo dos blend’s.
A partir do último trimestre de 2023, a Feira do Azeite gaúcho também vai dar início a uma série de workshops educativos abordando temas, como os benefícios à saúde do azeite de oliva extravirgem, inovações e tendências na produção, blends, métodos de extração, evidenciando um ambiente que busca impulsionar, ainda mais, a indústria do azeite gaúcho para o futuro.
Vale destacar que a Feira não se propõe a ser apenas um espaço de comercialização; é uma celebração da cultura da produção do azeite de oliva no Rio Grande do Sul, transformando o espaço em um evento repleto de sentidos e percepções.