Granpal pede informações ao Governo do Estado sobre traçado da RS-010

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) aguarda a resposta do Governo do Estado para o documento enviado pedindo informações sobre o traçado da RS-010. O tema foi debatido no Fórum de Mobilidade da associação, realizado nesta terça-feira, 10, e servirá de base para a definição do impacto em cada município da região. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Novo Hamburgo e coordenadora do Fórum, Roberta Gomes de Oliveira, disse que as informações são fundamentais para orientar as decisões relacionadas à liberação de construções no trajeto e outros projetos urbanos.

 

Além disso, o encontro serviu para traçar uma radiografia da política de reajuste de tarifas, tanto para táxis quanto para o transporte público, adotada pelas cidades da região. Segundo Roberta, os dados buscam alinhar estratégias para garantir um transporte acessível e eficiente para a população. “A data que nos foi passado para que viessem informações do Governo Federal sobre os subsídios do transporte público seria até outubro, então gostaríamos de levantar e buscar essa informação”, disse.

 

Também foi comentada a necessidade informações sobre o subsídio federal ao transporte público, prometido para este mês de outubro e o andamento das tratativas em relação ao transporte metropolitano aqui na região.

 

Conforme o presidente da Granpal, Leonardo Pascoal, a necessidade de abordar o transporte Metropolitano de maneira abrangente tem sido pauta constante das reuniões sobre mobilidade. “A colaboração entre os municípios e o governo é fundamental para enfrentar os desafios atuais e futuros relacionados ao transporte e ao desenvolvimento urbano”, disse.