Mercopar se prepara para edição histórica em 2023

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Número recorde de expositores e horas de conteúdo técnico são alguns dos principais atributos da 32ª edição da Feira, que abre as portas dia 17/10

 

A poucos dias da sua realização, a Mercopar deste ano já reúne atributos para consolidar sua 32ª edição como histórica. Ocupando mais de 38 mil metros quadrados – seis mil a mais que em 2022 –, o Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, abrigará um número recorde de expositores: serão mais de 600, frente aos 512 do ano passado. O conteúdo técnico também atingirá um novo patamar no evento promovido pelo Sebrae RS e pela Fiergs: serão 285 horas de programação diversificada ao longo dos quatro dias de evento – 85 horas a mais que em sua 31ª edição.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy,  o crescimento da Mercopar – a maior Feira de inovação industrial da América Latina –, se deve, entre outras razões, à capacidade que o evento teve de se reinventar. Segundo ele, o movimento se deu, de forma especial, ao longo das últimas quatro edições, quando passou a incorporar o conceito de inovação ao centro de sua estratégia, sem deixar de lado a sua vocação principal: fomentar conexões, networking e negócios em setores tradicionais como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.

 

“Ao longo de três décadas de atuação ininterrupta, aperfeiçoamos o modelo do evento, trouxemos novas formas de gerar valor para quem vem de fora e criamos novas ferramentas para geração de negócios. A realidade de 1992 não é mais a mesma, mas nossa vocação de impulsionar o empreendedorismo, sim”, diz. De acordo com o executivo, a expectativa é que a Mercopar deste ano supere o último ano em faturamento e público. Em 2022 a Feira gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios e recebeu mais de 35 mil visitantes.

 

Ambientes temáticos

 

Com a agenda ESG no centro de sua programação, a Mercopar este ano terá mais espaços temáticos e com uma nomenclatura inédita que levam o nome da Feira. O “Mercopar Negócios” irá concentrar as agendas diárias entre pequenas, médias e grandes empresas nacionais e internacionais, em especial, com a execução do Projeto Comprador, o qual aproxima pequenos fornecedores de grandes players.

 

Um dos ambientes mais dinâmicos do evento, o “Mercopar Inovação” será dedicado ao matchmaking de empresas âncoras com startups e empresas inovadoras, que apresentarão produtos e serviços em segmentos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (do inglês, “Internet of Things”, ou IoT), visão computacional, realidade virtual e robótica. É também o espaço onde ocorre o Desafio Sebrae Like a Boss, uma das mais bem-sucedidas batalhas de startups promovidas pelo Sebrae no País. Já o “Mercopar Conhecimento” reunirá os principais palestrantes, levando conteúdo em painéis, palestras e encontros tecnológicos em três palcos com programação simultânea.

 

Carbono neutro

 

Uma das grandes novidades da Mercopar deste ano ficará por conta da gestão ambiental da feira que será feita pela startup AKVO ESG, de Erechim (RS).  O trabalho se dará a partir de uma estratégia que inclui a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a compra de créditos de carbono certificados para sua compensação, tornando a Mercopar 2023 um evento Carbono Neutro. Cada tonelada de CO2 emitida no evento equivale a um crédito de carbono que será adquirido a partir de projetos certificados nacional e internacionalmente. A estimativa é de que as emissões da feira necessitem de pelo menos 200 créditos de carbono para neutralização. O valor de sua aquisição será utilizado como incentivo financeiro para projetos voltados para a conservação do meio ambiente, o combate ao aquecimento global, o desenvolvimento sustentável das comunidades e o estabelecimento de práticas de agricultura regenerativa. O cálculo será feito dentro da Plataforma AKVO com base na metodologia GHG Protocol, reconhecida mundialmente.

 

Fotos: Zé Carlos de Andrade / Divulgação – Mercopar