Fórum de educação e gestão pública na pauta dos municípios

Fórum de educação e gestão pública na pauta dos municípios

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Fórum de Educação 

A maioria dos municípios da Granpal iniciará o ano letivo em 19 de fevereiro de 2024. A decisão foi tomada em consonância com definição da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e debatida na reunião do Fórum de Educação da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), uma vez que muitos municípios da Região Metropolitana compartilham professores.

O encontro também serviu para uma análise sobre as preocupações em relação às avaliações Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação do Estado do Rio Grande do Sul (SAERS). Conforme a secretária de Educação de Nova Santa Rita e coordenadora do Fórum, Maria Rita Feijó, estas avaliações, de abrangência nacional e estadual, exercem influência decisiva nas políticas educacionais e foram o foco central das discussões.

“O exame das características de cada município e das dificuldades relacionadas às datas destas avaliações servirão como base para futuras decisões relacionadas à educação nos municípios da região metropolitana”, disse Maria Rita.

Para o presidente da entidade, Leonardo Pascoal, o Fórum de Educação da Granpal prossegue em seu papel central na promoção da educação de excelência na região metropolitana de Porto Alegre, proporcionando um fórum de intercâmbio de conhecimentos e estratégias entre os municípios membros.

Gestão Pública na pauta do almoço da Granpal

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL) também promove, no dia 26 de outubro, a sexta edição do “Almoço Metropolitano”. A edição deste mês traz como tema central “Boas práticas em gestão pública”, com a presença de Renata Vilhena, professora associada da Fundação Dom Cabral e ex-secretária de Planejamento e Gestão/MG. O almoço acontece na Travessa São José, 455, no Instituto Caldeira, a partir das 11h30.

Em sua palestra, Renata vai discutir as alavancas e soluções para os problemas municipais ligados à gestão pública e como isso se alinha ao crescimento e à estabilidade da região metropolitana. O evento é exclusivo para convidados. O Almoço Metropolitano é realizado com patrocínio de Banrisul, Ambiental Metrosul e Instituto Caldeira.