Contrato não é atualizado desde 2013, o que compromete a sustentabilidade financeira da unidade, que, desde 2000, já realizou mais de 2 milhões de atendimentos especializados em Reabilitação
Representantes da AACD Porto Alegre estiveram, nesta semana, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul para apresentar o trabalho da instituição. A AACD aponta que, nos últimos anos, o aumento do déficit tem sido crescente por causa da defasagem dos valores repassados. Em média, um atendimento custa R$ 88, mas o repasse médio do SUS é de R$ 15, ou seja, apenas 18% do custo total.
Em 2022, foram realizados mais de 81 mil atendimentos e entregues mais de 7 mil produtos ortopédicos pela unidade, sendo 80% via Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo dos seus 23 anos já realizou mais de 2,4 milhões de atendimentos. Em reunião realizada no dia 26/10 com a Secretaria Municipal de Saúde, órgão que regula as atividades da AACD Porto Alegre, foi reforçada a necessidade de obtenção de recursos por meio de incentivos para a redução do impacto financeiro deficitário.
Em respeito aos milhares de pacientes atendidos no Rio Grande do Sul, a AACD está confiante no diálogo com a secretária municipal de saúde de Porto Alegre para evitar que a sustentabilidade financeira de suas operações não corra o risco de inviabilizar os atendimentos oferecidos, há 23 anos, para pessoas com deficiência física em Porto Alegre e outros 31 municípios do Estado.
Sobre a AACD
Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada a pacientes ortopédicos e reabilitação de pessoas com deficiências físicas, sendo composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais via SUS, particular e convênios.
A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras. Para mais informações, acesse o site da AACD.