Café da Manhã Metropolitano marca formação da bancada metropolitana de parlamentares

Café da Manhã Metropolitano marca formação da bancada metropolitana de parlamentares

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A Região Metropolitana passou a contar com uma “Bancada Metropolitana”, que inclui a um senador, 11 deputados federais e 17 estaduais. A formação do grupo foi iniciada durante o Café Metropolitano promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – Granpal nesta segunda-feira, 13, quando foram debatidas as principais pautas da entidade como a garantia dos recursos para conclusão das obras das BRs 116 e 290, recursos para a área da saúde e a preocupação com os impactos da reforma tributária sobre os municípios.

Conforme o presidente da Granpal, Leonardo Pascoal, uma das preocupações é encaminhar uma solução para o programa Assistir, definindo o financiamento da saúde para o estado, incluindo a Região Metropolitana. “Nosso encontro de hoje serviu para que os parlamentares tivessem a clara noção do impacto do programa sobre as cidades”, disse o também prefeito de Esteio.

Destacou ainda a necessidade de recomposição do teto para a saúde voltado ao Rio Grande do Sul que, segundo projeção da Granpal o estado deveria receber uma recomposição de R$ 300 milhões anuais adicionais. “Isso ajudaria a reduzir filas na área de saúde e a recomposição de prestadores de serviços para a área, como no Instituto de Cardiologia”, comentou Pascoal.

Leonardo Pascoal, presidente da Granpal, enfatizou a importância do encontro para estreitar os laços entre a associação e os legisladores. Segundo ele, a entidade busca contar com os parlamentares para encaminhar pautas cruciais. Este momento foi essencial para apresentar de maneira mais clara nossa agenda e fortalecer a relação com os legisladores”, destacou Pascoal.

O “Termo de Adesão à Bancada Metropolitana” foi firmado ao final do evento, evidenciando o compromisso dos parlamentares em atuar em defesa das pautas metropolitanas. Este compromisso visa integrar as ações de representação política e institucional dos Municípios da Granpal às agendas parlamentares nas esferas federal e estadual.

 

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL) também promoveu no  último dia 13 de novembro, o “Café da Manhã Metropolitano”, evento que trouxe como tema central “Agendas prioritárias da Granpal na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.”. O café aconteceu no Hotel Deville. O encontro contou com a participação de prefeitos da região metropolitana, deputados estaduais, deputados federais e senadores do estado do Rio Grande do Sul.

Conforme Leonardo Pascoal, presidente da Granpal, o Café da Manhã Metropolitano tem relevância para os debates dos temas que impactam a região. “Foi uma ótima oportunidade de alinhar esforços políticos e institucionais para atender às necessidades de nossa comunidade. Contamos com a presença da imprensa para ampliar o alcance e a compreensão das ações que estamos empreendendo”, disse o prefeito de Esteio.

A associação envolve 20 municípios consorciados onde vivem aproximadamente 3,7 milhões de pessoas, o que representa um terço da população e 37% do PIB do Estado (RS). “Essa agenda metropolitana, independentemente das bandeiras partidárias, objetiva atender essas demandas dos cidadãos e cidadãs que vivem nos municípios que conformam o território da Região Metropolitana”, comentou o presidente da Granpal.