Granpal monitora ações conjuntas para medir  impactos nas bacias hidrográficas da região

Granpal monitora ações conjuntas para medir impactos nas bacias hidrográficas da região

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Apresentar um balanço crítico da situação das bacias hidrográficas na Região Metropolitana de Porto Alegre. Esse foi o principal objetivo do Fórum de Meio Ambiente e Bacias Hidrográficas da Granpal, realizado nesta quinta-feira, 30, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Desde junho deste ano, a área tem sido atingida por uma sequência de eventos extremos, causando sérios danos.

A entidade monitora de perto as ações coordenadas entre os municípios, o Estado e o Governo Federal para minimizar os efeitos negativos causados por esses incidentes. Felipe Costella, Coordenador do Fórum, ressaltou a importância de fortalecer a ideia de cobrança pelo uso da água e o reforço dos repasses do comitê de bacia.

“Discutimos maneiras de garantir a reversão da arrecadação para ações concretas que melhorem o controle de vazão da água e a disponibilidade ao longo de todo o ano, bem como a qualidade do produto captado”, enfatizou Costella.

O encontro, que contou com representantes de Santo Antônio da Patrulha, Viamão e Guaíba, abordou também as experiências dentro do Rio Grande do Sul e no Brasil sobre a cobrança e destinação dos recursos provenientes da taxa de uso da água, além da importância de estabelecer relações sólidas com o setor produtivo, incluindo a Corsan.

Leonardo Pascoal, presidente da Granpal, ressaltou a importância vital do Fórum de Meio Ambiente e Bacias Hidrográficas, afirmando: “Este fórum desempenha um papel crucial na busca por soluções colaborativas e na coordenação de esforços para enfrentar desafios tão significativos como os que temos enfrentado nas bacias hidrográficas da Região Metropolitana de Porto Alegre.”