Porto Digital do Recife é pauta do almoço da Granpal em dezembro

Porto Digital do Recife é pauta do almoço da Granpal em dezembro

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL) promove, no dia 14 de dezembro, o Almoço Metropolitano com a presença de Claudio Marinho, co-fundador do Porto Digital do Recife. Sua palestra aborda o tema “A experiência do Porto Digital do Recife: Um parque tecnológico urbano no centro histórico.” O almoço acontece na Travessa São José, 455, no Instituto Caldeira, a partir das 11h30.

Porto Digital do Recife é um parque urbano localizado no centro histórico do Bairro do Recife e nos bairros de Santo Amaro, Santo Antônio e São José, abrangendo uma extensão de 171 hectares na capital pernambucana. A área, anteriormente degradada e de pouca relevância econômica, está passando por uma rápida requalificação em termos urbanísticos, imobiliários e na preservação do patrimônio histórico desde a sua fundação em 2000. Desde então, mais de 138 mil metros quadrados de imóveis históricos foram restaurados.

Atualmente, é reconhecido como um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, representando a nova economia do Estado de Pernambuco. Claudio Marinho, engenheiro urbanista e co-fundador do parque, compartilhará a transformação da região. O objetivo do Almoço Metropolitano é promover a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento sustentável da região metropolitana, incentivando a troca de ideias e a busca por soluções conjuntas.

Licitação da Granpal garante economia de quase 30% na compra de medicamentos

O Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre registra uma economia de 29,30% com a realização de licitação para a compra de medicamentos básicos à população. A licitação envolveu 17 municípios consorciados, além de outras 10 cidades integrantes do Consórcio Pró-Sinos e do Consórcio Municipal da Região do Pampa Gaúcho (Codepampa). Através de uma base negociada, o consórcio conseguiu uma redução de R$ 51,5 milhões no valor máximo orçado para a aquisição dos medicamentos, um total de R$124,5 milhões, atingindo, em alguns casos, 70% de redução no preço como consequência do processo conjunto entre os consórcios.

“A iniciativa do consórcio vem ao encontro de premissas estabelecidas pela diretoria, que tem por objetivo trazer benefícios sociais para a população e para o ente público. Estamos cumprindo nosso papel de aprimorar a gestão das prefeituras”, diz Leonardo Pascoal, presidente da Granpal e prefeito de Esteio.

Foram registrados os valores para 222 itens dos mais variados medicamentos, tais como anti-inflamatórios, antibióticos, antidepressivos e para controle da hipertensão e colesterol, com 34 empresas vencedoras no certame.