Visitação ao mural do duo Acidum Project é prorrogada no Instituto Ling A obra, criada pelos artistas cearenses

Visitação ao mural do duo Acidum Project é prorrogada no Instituto Ling A obra, criada pelos artistas cearenses

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Terezadequinta e Robézio Marques em homenagem às rendeiras nordestinas, pode ser visitada com entrada franca até o dia 30 de março

O mural criado pelos artistas Terezadequinta e Robézio Marques, do duo cearense Acidum Project, na parede de entrada do Instituto Ling, ganhou novos dias de visitação. A obra de grandes dimensões, desenvolvida em um espaço com 6m de largura e quase 3m de altura, pode ser visitada com entrada francade segunda a sábadodas 10h30 às 20haté o dia 30 de março (exceto nos feriados e no dia 30 de dezembro, quando o centro cultural estará fechado).

O trabalho inédito homenageia as rendeiras do Nordeste brasileiro, representando algumas das vivências dos artistas após uma imersão de mais de um ano no litoral cearense, com registros para pesquisar e entender os costumes e a identidade de cada local. No centro da obra, há uma mulher que representa essas personagens típicas da produção artesanal regional. “Aqui, a gente traz uma foto, mas não necessariamente uma foto de uma pessoa só e, sim, de várias”, explica Terezadequinta. “Essas mulheres são muito fortes. Elas são o alicerce, a ponta da família”, completa Robézio.

Utilizando materiais que buscam frisar o trabalho artesanal, como papéis, tintas e diferentes tipos de renda, a criação da dupla na parede do centro cultural ainda conta com outros elementos, como as redes, nas laterais, e as jangadas, no topo. “Nosso trabalho tem essa questão oracular, com códigos e símbolos que conseguem conectar diferentes culturas, sensações e arquétipos”, conta Robézio.

A obra levou cinco dias para ser executada. A criação pode ser acompanhada em tempo real por quem circulou pelo Instituto Ling durante o mês de novembro. Os bastidores da produção foram registrados em um minidocumentário, feito pela produtora Eroica Conteúdo, que está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).

O trabalho do duo Acidum Project faz parte da segunda temporada do projeto Ling Apresenta, com curadoria de Bitu Cassundé, que convidou diferentes artistas do Nordeste para fazerem intervenções inéditas a partir de novas perspectivas sobre as suas origens, acessando memórias, a ancestralidade e a cultura popular. Em abril, o projeto recebeu o cearense Charles Lessa, que apresentou uma narrativa pictórica com lembranças de sua infância e adolescência, com elementos que remetiam à região do Cariri. Em junho, o baiano Marcos da Matta usou o espaço para retratar o cotidiano, os cenários e as dinâmicas dos trabalhadores informais do Recôncavo Baiano. E, entre o fim de agosto e o começo de setembro, a maranhense Gê Viana produziu uma pintura-colagem inspirada em acontecimentos da vida familiar e do cotidiano, refazendo a história do Brasil e abordando as tradições indígenas.

A terceira temporada do Ling Apresenta está confirmada para 2024: a iniciativa contará  com a curadoria de Vânia Leal, integrante do corpo curatorial da Bienal das Amazônias, que trará quatro nomes do Norte do Brasil para criarem obras inéditas por aqui.

O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTE
Ling apresenta: Acidum Project, com intervenção artística inédita
Artistas: Terezadequinta e Robézio Marques
Curadoria: Bitu Cassundé
Até o dia 30 de março, com visitação de segunda a sábado, das 10h30 às 20h (exceto nos feriados e no dia 30 de dezembro)
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Assista ao minidocumentário sobre a produção do duo Acidum Project: https://www.youtube.com/watch?v=7DMGhr-cNoM