Conselho Regional de Odontologia instala Frente Parlamentar

Conselho Regional de Odontologia instala Frente Parlamentar

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Uma defesa da promoção de políticas públicas em benefício da Odontologia no Estado, impulsionando projetos, leis e ações de conscientização direcionadas para a saúde bucal da população gaúcha. É com este objetivo que o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS), por meio de sua Comissão Parlamentar, instala a Frente Parlamentar da Odontologia. O evento de lançamento acontece na próxima sexta-feira, 8 de março, às 15h, na sala Adão Pretto, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

“A Frente Parlamentar representa um marco significativo para a Odontologia gaúcha e para o bem-estar da nossa população, fortalecendo a profissão no Estado”, afirma o presidente do CRO/RS, CD Nelson Eguia. O Rio Grande do Sul tem 41.539 profissionais habilitados na atividade registrados no CRO.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 89% dos brasileiros higienizam a boca menos de duas vezes ao dia, e apenas 53% utilizam fio dental ao escovar os dentes. As cáries afetam 60% das crianças até cinco anos e aumentam para 70% aos 12 anos. No caso dos jovens de 15 a 19 anos, esse número salta para preocupantes 90%.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas globalmente, com as cáries liderando com aproximadamente dois bilhões de casos graves, seguida pela periodontite com cerca de um milhão de casos. Já o edentulismo (sem dentes) atinge 350 milhões de casos em um ano.

Sobre o CRO

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS) é uma Autarquia Federal, que regulamenta e fiscaliza a ética profissional da Odontologia em todo o Estado do Rio Grande do Sul, amparado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que atua em todo o território nacional.