4° Seminário de Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola

4° Seminário de Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Evento gratuito irá promover debates sobre o cinema negro com profissionais das áreas da educação e do audiovisual. 

Com programação totalmente gratuita, o 4° Seminário de Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola será realizado de 4 a 6 de abril na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico de Porto Alegre). Após duas edições on-line durante a pandemia, o evento vai acontecer presencialmente pela primeira vez com uma série de debates e exibição de um longa-metragem. A iniciativa é promovida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual — fruto da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio da Faculdade de Educação — e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura e da Cinemateca Capitólio. As inscrições para as atividades devem ser feitas pela internet (https://forms.gle/kTCGvjncykj8pMy9A).

As três mesas temáticas são direcionadas prioritariamente para professores do ensino básico das redes públicas estadual e municipal. Os encontros vão reunir convidados renomados e atuantes nos campos do cinema e da educação. O objetivo é proporcionar um espaço para a difusão, discussão e valorização do cinema negro brasileiro, compartilhando práticas, vivências e reflexões sobre práticas antirracistas no ambiente escolar por meio da sétima arte.

— É uma produção nacional incrivelmente rica que, muitas vezes, não tem visibilidade no circuito comercial. Isso vem mudando muito nos últimos anos, sobretudo com longas. Então, é importante acessar essa produção porque ela funciona com uma linguagem sensível que contribui para o cumprimento da legislação que determina o estudo da cultura afro-brasileira nos colégios e também construir uma educação antirracista — explica Maria Angélica dos Santos,  coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Uma pesquisa, realizada no ano passado, revelou que apenas oito por cento das secretarias municipais de educação do país têm orçamento para ensino sobre relações étnico-raciais. Mostrou ainda que somente cinco por cento dos municípios implementaram uma área técnica dedicada à essa agenda educacional. Os dados comprovam que ainda há muito a ser feito para que a lei 10.639/2003 se torne uma realidade em todas as escolas brasileiras. O estudo foi realizado pelo Geledés, Instituto da Mulher Negra e pelo Instituto Alana.

> AS ATIVIDADES DO SEMINÁRIO:

A abertura terá como tema Histórias Negras no Cinema Brasileiro (04/04, às 19h) e vai contar com a participação de Noel dos Santos Carvalho (professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação da UNICAMP) Renato Novaes (ator, diretor e professor na cidade de Juatuba), Jorge Furtado (cineasta) e mediação de Marcus Mello (crítico de cinema e técnico em cultura).

No dia seguinte, haverá mais debates: Experiências com o Cinema Negro na Escola (05/04, às 14h) com Cláudia Gaya (professora antirracista da rede municipal de Porto Alegre), Marco Prates (professor da rede pública do município de Porto Alegre com educação das relações étnico-raciais) e Victor Leite (professor, ator, performer, poeta, escritor e produtor cultural) e Laura Spritzer Galli (historiadora, professora e produtora cultural); e Cinema, Negritude e Escola (05/04, às 19h) com Rodrigo Antônio (coordenador-geral de formação e inovação audiovisual da Secretaria de Audiovisual do MINC), Raquel Franzin (coordenadora-geral de educação integral e tempo integral/ MEC), Daniela Giovana Siqueira (professora dos cursos de Jornalismo e Audiovisual da UFMS), Dedy Ricardo (atriz da Usina do Trabalho do Ator e professora de teatro) e mediação de Gladis Kaercher (professora da UFRGS e coordenadora do UNIAFRO).

O encerramento (06/04, às 10h) terá a exibição do longa-metragem O Dia que Te Conheci, de André Novais Oliveira. Após a sessão, haverá um bate-papo com o ator e diretor Renato Novaes e Vitor Queiroz,  professor de Antropologia IFHC/UFRGS e vice-coordenador do Programa de Alfabetização Audiovisual.

 

> PROGRAMAÇÃO:

– 04/04, quinta-feira, às 19h: HISTÓRIAS NEGRAS NO CINEMA BRASILEIRO

Debatedores: Noel dos Santos Carvalho (professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação da UNICAMP) Renato Novaes (ator, diretor e professor na cidade de Juatuba), Jorge Furtado (cineasta gaúcho); Mediação: Marcus Mello (crítico de cinema e técnico em cultura).

– 05/04, sexta-feira, às 14h: EXPERIÊNCIAS COM O CINEMA NEGRO NA ESCOLA

Apresentação: Liliane Ferrari Giordani e Maria Angélica dos Santos, coordenadoras do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Relatos confirmados: Cláudia Gaya (professora antirracista da rede municipal de Porto Alegre), Marco Prates (professor da rede pública do município de Porto Alegre com educação das relações étnico-raciais) e Victor Leite (professor, ator, performer, poeta, escritor e produtor cultural) e Laura Spritzer Galli (historiadora, professora e produtora cultural).

– 05/04, sexta-feira, às 19h: CINEMA, NEGRITUDE E ESCOLA

Debatedores: Rodrigo Antônio (coordenador-geral de formação e inovação audiovisual da Secretaria de Audiovisual do MINC), Raquel Franzin (coordenadora-geral de educação integral e tempo integral/ MEC), Daniela Giovana Siqueira (professora dos cursos de Jornalismo e Audiovisual da UFMS), Dedy Ricardo (atriz da Usina do Trabalho do Ator e professora de teatro); Mediação: Gladis Kaercher (professora da UFRGS e coordenadora do UNIAFRO).

–  06/04, sábado, às 10h: sessão comentada do filme O Dia que Te Conheci com o ator e diretor Renato Novaes e o Vitor Queiroz,  professor de Antropologia IFHC/UFRGS e vice-coordenador do Programa de Alfabetização Audiovisual.

> INFORMAÇÕES SOBRE O FILME:

O Dia que Te Conheci (2023, 70min, colorido)

 

SINOPSE:

Zeca todo dia tenta levantar cedinho pra pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luisa.

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Renato Novaes, Grace Passô, Stan Alba, Fabricio FBC e Kelly Crifer; Direção e Roteiro: André Novais Oliveira; Produção: Filmes de Plástico; Coprodução: Canal Brasil e Malute Filmes; Produção: Thiago Macêdo Correia e André Novais Oliveira; Produção Executiva: Marianne Macedo Martins e André Novais Oliveira; Direção de Produção: Jacson Dias; Direção de Fotografia: Ronaldo Dimer; Direção de Arte e Figurinos: Esther Az; Som Direto: Priscila Nascimento; Desenho de Som e Mixagem: Tiago Bello; Montagem: André Novais Oliveira.

QUANDO: De 04 a 06/04 — quinta-feira, sexta e sábado (programação completa abaixo)

ONDE: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico de Porto Alegre)

QUANTO: atividades gratuitas mediante inscrição prévia.

LINK DE INSCRIÇÕES: https://forms.gle/kTCGvjncykj8pMy9A