Com mais de 50 países reunidos no Cais Mauá, South Summit Brazil faz de Porto Alegre a capital mundial da inovação 

Com mais de 50 países reunidos no Cais Mauá, South Summit Brazil faz de Porto Alegre a capital mundial da inovação 

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Terceira edição do evento contará com startups, fundos de investimento e speakers renomados de todo o planeta, com uma expectativa de público de mais de 24 mil pessoas 

Entre quarta e sexta-feira desta semana, Porto Alegre se transformará na capital mundial da inovação e do empreendedorismo. A cidade gaúcha reunirá startups, fundos de investimento, empresas e speakers de cerca de 50 países para a realização do South Summit Brazil, no Cais Mauá – evento correalizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e IE University. O evento, que chega à sua terceira edição em 2024 com muitas novidades, cresceu em relação aos anos anteriores em diversos aspectos, com o objetivo de se estabelecer cada vez mais como um dos principais hubs de conexão e geração de negócios da América Latina. 

Um dos destaques deste ano no South Summit Brazil serão os headliners da programação. As Innovation Sessions, apresentadas pela Rio Grande Seguros e Previdência, contarão com as apresentações de três referências mundiais da inovação. O israelense Uri Levine, cofundador do Waze e um dos executivos mais renomados do planeta, falará ao público sobre a sua história e os segredos de seu sucesso nas diversas startups em que já atuou. O britânico John Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade”, abordará o conceito Triple Bottom Line, a base dos pilares ESG, desenvolvido por ele. E Jeff Hoffman, cofundador do Priceline.com/Booking.com, trará à audiência insights e análises que fizeram dele um dos maiores empreendedores em série do mundo.

A programação do South Summit Brazil 2024 terá aproximadamente 600 speakers nacionais e internacionais, que se apresentarão em sete palcos e divididos em dez tracks de conteúdo – a agenda completa está disponível aqui. Os painéis contarão com personalidades de diversas áreas, entre eles fundadores de unicórnios, gestores de fundos de investimento nacionais e internacionais, executivos de grandes empresas multinacionais, entre outros. Destacam-se nomes como Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil; Cris Arcangeli, fundadora da Phytoervas, Phyta, PH – Arcangeli, Éh Cosméticos, e Beauty’in; Guilherme Horn, CEO do WhatsApp; Guibert Englebienne, cofundador da Globant; Paula Ganem, head regional de mercado de capitais para o Canadá e a América Latina na Bolsa de Valores de Nova York; Guilherme Pinho Bonifácio, cofundador do iFood; Gabriela Comazzetto, general manager de Global Business Solutions do TikTok para a América Latina; André Penha, cofundador do Quinto Andar; entre outros – a relação do speakers está disponível aqui.

Os palcos do Cais Mauá também contarão com a presença da espanhola María Benjumea, fundadora do South Summit na Espanha em 2012 – evento que deu origem ao South Summit Brazil -, além dos empreendedores responsáveis pelo sucesso do evento brasileiro: José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, e o CEO Thiago Ribeiro.

“Temos a expectativa de que a terceira edição do South Summit Brazil será um marco no ecossistema de inovação e negócios no Brasil e na América Latina. Demos um salto enorme no evento como um todo. Temos um line-up de speakers com as principais vozes do planeta dentro da nossa área de atuação, realizamos intervenções significativas na infraestrutura do Cais Mauá, e temos a expectativa de que o público em 2024 será bem maior do que nas primeiras edições. Nosso objetivo final é sempre gerar conexões de alto valor, e temos certeza de que criamos o cenário ideal para isso acontecer”, disse José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil.

Os números gerais do South Summit Brazil 2024 demonstram a expansão do evento. A estrutura no Cais Mauá foi ampliada de três para quatro armazéns para este ano, o que aumentará a área total para 38.000 m², com um acréscimo de 158% nas áreas cobertas. A expectativa é que o público presente nos três dias seja de 24 mil pessoas, 2 mil a mais do que em 2023. Também são aguardadas as presenças de 1.000 investidores e 140 fundos de investimento entre CVCs (Corporate Venture Capital), VCs (Venture Capital), e PE (Private Equity). Estes dados são superiores aos registrados na edição de 2023. 

Outra atração da programação é a Startup Competition. Após a inscrição de 2.050 startups de 81 países, 47 delas foram selecionadas para a fase final depois de passarem pela avaliação de um comitê de especialistas. Durante o evento, estas startups apresentarão seus pitches para o público, além de acessarem uma rede exclusiva, com a possibilidade de reuniões com investidores e corporações. A competição premiará as cinco melhores nas categorias Destaque, Mais Inovadora, Mais Sustentável, Mais Escalável, e Melhor Time. Entre as finalistas estão 28 startups brasileiras e 19 do exterior, de 13 países: Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Suécia, Luxemburgo, Israel, Singapura, Argentina, México, Chile, Uruguai e Colômbia – confira a lista completa abaixo. 

“Os preparativos para a terceira edição do South Summit Brazil foram muito intensos nestes últimos meses. Toda a equipe trabalhou em diversas frentes, para entregar o melhor evento possível para o ecossistema de inovação. Promovemos melhorias no Cais Mauá, um dos cartões-postais de Porto Alegre, realizamos inúmeros contatos para trazer speakers importantes para a programação, e analisamos com muito critério todos os projetos recebidos para a Startup Competition.  Tudo isso sem contar os diversos parceiros e patrocinadores, que também estão contribuindo para que o evento cresça cada vez mais”, falou Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil. 

A grande procura por ingressos foi um indicativo de que o South Summit Brazil já é um sucesso antes mesmo de começar. Duas das três categorias de venda (Business e Executive) tiveram suas cargas esgotadas a poucos dias do início do evento. A única modalidade disponível nesta terça-feira, em pouquíssimas unidades, era a Attendee. 

Palcos foram montados com materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados

 

Outro ponto de atenção da organização do South Summit Brazil foi com a questão da sustentabilidade na operação do evento. Cinco dos sete palcos foram montados com materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados posteriormente. Entre eles estão o Arena Stage (composto de um painel de compensado natural, que possui o selo FSC, de replantio de árvores, seguindo leis socioambientais aplicáveis), Explore Stage (construído com materiais descartados garimpados pela equipe de cenografia do South Summit Brazil no interior da Serra Gaúcha), The Next Big Thing Stage (elaborado a partir de 850 peças de sucata de aço inox provenientes de resíduos do processo de estamparia da indústria, que foram unidas em um painel retro iluminado), Growth Stage (concebido e projetado com 84 chapas de papelão ondulado duplo e elementos de ecoboard, um material 100% ecológico e reciclável) e Demo Stage (concebido em pallets, uma estrutura de madeira proveniente de replantio, o pinus, assim como o espaço de Vip Meetings).

 

Além destes palcos, o pórtico do South Summit Brazil também foi concebido com materiais reutilizáveis. A instalação foi feita com quatro contêineres marítimos locados junto aos prestadores de serviços do Portos RS, de Porto Alegre. São contêineres de longa vida utilizados em cargas transportadas por navios. Após o evento, eles retornam ao porto para voltarem às suas funções originais. 

 

Evento terá 12 ações sociais realizadas em parceria com o governo estadual

Atenta ao desenvolvimento de comunidades em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul como um todo, a organização do South Summit Brazil vem promovendo diversas ações sociais relacionadas à terceira edição do evento No total, 12 iniciativas transversais já estão sendo colocadas em prática, ou terão continuidade nas próximas semanas. Todas elas são realizadas em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, correalizador do evento, com a curadoria da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (SEIDAPE).

As ações sociais englobam iniciativas para mulheres (projetos “Ônibus Lilás: Inovação Móvel no Combate à Violência Contra a Mulher”; “Saúde e Dignidade Menstrual: instrumentos de liberdade”; “SheLeads Startups | Women @ South Summit Brazil, assinado pelo Banco do Brasil”; e “Mulheres Empreendedoras na Periferia”), jovens estudantes (projetos “Jovem Inovador”; “Horta Comunitária”; “Hackatchê Business”; e “Hackatchê Talks”), entre outros públicos. 

Entre as iniciativas também estão a distribuição de 500 ingressos gratuitos para que estudantes da rede pública de ensino e empreendedores de comunidades gaúchas estejam presentes no último dia do South Summit Brazil, nesta sexta-feira (22). Durante o evento, inclusive, acontecerá a banca final do “Hackatchê Business” no palco The Next Big Thing, além da segunda etapa do projeto “Slam em Centros da Juventude”, no Palco Music, também nesta sexta-feira (22). No mesmo dia, startups selecionadas na ação “SheLeads Startups | Women @ South Summit Brazil, assinado pelo Banco do Brasil” participarão de um talk durante a programação do South Summit Brazil, além de rodadas de mentoria nas temáticas de Marketing, Gestão, UX/UI e Programação para jovens do Campus Caldeira, dentro do projeto “Mentoria rede South Summit”.

O South Summit Brazil acontecerá nos dias 20 a 22, no Cais Mauá, em Porto Alegre. O acesso será realizado pela Av. Mauá, 1050. 

 

Principais speakers do evento – confira a lista completa aqui

 

Headliners 

Uri Levine, cofundador do Waze;

John Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade”;
Jeff Hoffman, cofundador do Priceline.com/Booking.com.

 

Unicórnios

 

Guibert Englebienne, cofundador da Globant;

Guilherme Pinho Bonifácio, cofundador do iFood;
Marcos Gurgel, diretor de Corporate Ventures & Open Innovation do iFood;
João Del Valle, CEO e cofundador do EBANX;
Luciano Freitas, cofundador da Facily;
Luis Silva, fundador e CEO da Cloudwalk;
Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin; 
Sebastian Noguera, cofundador e presidente da Habi; 
Sergio Furio, fundador e CEO da Creditas; 
Thibaud Lecuyer, CEO da Loggi;
André Penha, cofundador do Quinto Andar;

Tony Jamous, cofundador e CEO da Oyster; 

Sergio Fogel, cofundador e presidente da dLocal;

 

Outros nomes de destaque

 

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza;
Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil;
Cris Arcangeli, fundadora da Phytoervas, Phyta, PH – Arcangeli, Éh Cosméticos, e Beauty’in;
Guilherme Horn, CEO do WhatsApp;

Gabriela Comazzetto, general manager de Global Business Solutions do TikTok para a América Latina; 

Paula Ganem, head regional de mercado de capitais para o Canadá e a América Latina na Bolsa de Valores de Nova York; 

Luana Ozemela, vice-presidente de impacto social no iFood

Felipe Feistler, diretor-geral da Shein no Brasil;

Alex Taussig, partner na Lightspeed Venture Partners;

Alex Szapiro, managing partner da SoftBank LatAm;
Nizan Guanaes, CEO da N.ideias;

Joaquim Lima, partner na Riverwood Capital;

Julio Vasconcellos, partner na Atlantico; 

Leandro Balbinot, CTO na Amazon/Whole Foods;

Carlos Takahashi, CEO da BlackRock Brasil;
Marcos Piangers, CVO da Piangers Corp;
Chantal Ghannam, diretora de marketing e digital da Yara;
Ivan Martinho, presidente Latam da World Surf League;
Francisco Mattos, diretor executivo da Fórmula 1.

Finalistas da Startup Competition – confira mais informações aqui

Categoria Enterprise
AlterVision (Brasil)
Carryt (Colômbia)
ebombo (México)
Evolution Intelligence Ltd. (Israel)
Frota 162 (Brasil)
Grão Direto (Brasil)
Growyx (Brasil)
Mavity (Estados Unidos)
Turivius Legal Intelligence (Brasil)
Zuna (Brasil)

Categoria Fintech
AmFi (Brasil)
amora (Brasil)
Bamboo DCM Platform (Brasil)
Cardda (Chile)
GYRA+ (Brasil)
InvestPlay (Brasil)
Palenca (Brasil)
Rekeep (Brasil)
Tymy (Singapura)

Categoria Health
Ainnova Tech (Estados Unidos)
Fiibo (Brasil)
Health ID (Brasil)
Mamotest (México)
masima: Macunaíma Soluções em Imagens Médicas LTDA (Brasil)
metaBIX Biotech (Uruguai)
Ostera (Brasil)
PhageLab (Chile)
ProBrain (Brasil)
SphereBio (Argentina)
Yeda (Brasil)

Categoria Industry 5.0
COGTIVE S.A. (Brasil)
CROMAI (Brasil)
Evcom Data Analytics LTDA (Brasil)
IBBX (Brasil)
konker innovation ltda (Brasil)
MABE Bio (Brasil)
Warden Machinery (Luxemburgo)

Categoria Sustainability & ESG
B4Waste (Brasil)
Bio-Metallum (Argentina)
HeyCharge (Alemanha)
ignitia (Suécia)
Mitiga Solutions (Espanha)
MORFO (França)
NanoLife (Chile)
NIU NIU Resources Inc (México)
Prediza Information Technology Ltda (Brasil)
Protium Dynamics (Brasil)

 

O que esperar para o South Summit Brazil 2024

  • Público previsto de 24 mil pessoas para os três dias de evento;
    • 50 países;
  • 1000 investidores;
  • 140 fundos de investimento;
  • 30 fundos internacionais;
    • 600 speakers;
  • 10 tracks de conteúdo: fintech; healthtech; agtech & foodtech; sustentabilidade e ESG; indústria 5.0; humanity; inovação & ecossistema; sportstech; climatetech; sistemas inteligentes (inteligência artificial);

 

Melhorias estruturais no Cais Mauá para a edição 2024

  • Ampliação da área total (38.000 m²) e de espaços cobertos (158%);

  • 39% de aumento da capacidade dos palcos: 58% do Demo Stage, 104% do Growth Stage, 544% do Explore Stage e 36% da Arena Stage;

  • Ampliação de 54% da capacidade de lounges e espaços de meeting (aumento de 50% do Business Lounge, 100% do Executive Lounge e 85% do Private Meeting Area e Boat Meeting Area);

  • Aumento de 275% das áreas de alimentação;

  • Ampliação de 33% da Press Area;

  • Infraestrutura para garantir mais conforto, mobilidade, maior área de circulação e melhor climatização.

 

Serviço – South Summit Brazil 2024

 

Local: Cais Mauá, em Porto Alegre (RS)

Endereço: Av. Mauá, 1050 – Centro Histórico 

Data: 20 a 22 de março, de quarta a sexta-feira

Horário: das 9h às 18h

Ingressos: disponíveis aqui

 

Sobre o South Summit Brazil 

Ponto de encontro global entre fundos de investimento, empresas e startups, o South Summit Brazil desembarcou em Porto Alegre em 2022. Surgiu em Madrid há 11 anos e já movimentou 13 USD Bi captados pelas startups ao longo da Startup Competition. Na edição 2023, os 22 mil metros quadrados de área receberam 50 países, 3 mil startups, 900 speakers, 150 patrocinadores, mais de 100 fundos de investimento, sendo 30 deles internacionais, cerca de 600 investidores, o que movimentou USD 19 bilhões para investimento disponível para LATAM e USD 123 bilhões de fundos sob gestão. O South Summit Brazil tem como correalizadores o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a IE University, e acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março, no Cais Mauá.