São Borja abre o calendário da Semana do Ministério Público em 2024

São Borja abre o calendário da Semana do Ministério Público em 2024

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Em sua segunda edição no município, projeto da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul completa 40 anos de história

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promove, nos dias 25 e 26 de março, a 2ª edição da Semana do Ministério Público de São Borja. O evento receberá as palestras do procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Saltz, e do promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, no Estúdio de TV do Prédio Acadêmico da Unipampa.

Completando quatro décadas de história, a Semana do Ministério Público abrirá seu calendário de 2024 na Terra dos Presidentes, marcando o início das comemorações de aniversário do projeto. “Para a Associação do Ministério Público é um ano muito especial porque estamos comemorando os 40 anos ininterruptos de edições da Semana do MP. É um projeto vitorioso que começou em Santa Cruz do Sul em 1984, e desde então vem se espalhando por todo o Estado”, conta o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares.

Para o dirigente, a longevidade da iniciativa também atesta o cumprimento do seu objetivo de elucidar o papel do Ministério Público e suas diversas atribuições. “É um projeto que aproxima os promotores e procuradores de Justiça da comunidade acadêmica, para que os estudantes de Direito possam ter uma formação mais ampla possível, conhecendo o que pensa uma das instituições que faz parte do sistema de justiça e que está à disposição daqueles que quiserem ingressar no Ministério Público”, destaca.

Palestras

Com início às 19h, o evento terá em sua abertura, no dia 25, a palestra “Atuação do Ministério Público no Enfrentamento às Mudanças Climáticas”, do procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Saltz. “O Ministério Público precisa estar preparado para lidar com os impactos que as mudanças climáticas estão promovendo na sociedade. O trabalho com outros agentes públicos e o foco na prevenção são estratégias necessárias para esta nova realidade”, destaca o chefe da Instituição.

No dia seguinte, também às 19h, o promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim profere a palestra “Júris de Repercussão: A Defesa da Vida no Tribunal do Júri”, em que será apresentado um apanhado geral do Tribunal do Júri, além da atuação e atribuições do Ministério Público no Júri e as experiências do promotor durante sua atuação em casos de repercussão.

Sobre a Semana do Ministério Público

A Semana do Ministério Público é um tradicional evento promovido pela AMP/RS desde 1984, que tem como principal objetivo aproximar o Ministério Público, o corpo acadêmico e a sociedade. Realizado anualmente, o projeto teve a primeira edição realizada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul, e desde então tem sido replicado nas principais universidades do Estado. Em 2024, ano em que completa 40 anos de história, São Borja recebe sua segunda edição.

Serviço:
2ª Semana do Ministério Público de São Borja
25 e 26 de março – 19h
Local: Estúdio de TV do Prédio Acadêmico, campus de São Borja da UNIPAMPA. (Rua Monsenhor Patrício Petit Jean, n. 3295, Bairro do Passo, São Borja.
Informações: [email protected] e (55) 3430.3395

Programação

25/03, 19h – Atuação do Ministério Público no Enfrentamento às Mudanças Climáticas
Alexandre Saltz, Procurador-Geral de Justiça

26/03, 19h – Júris de Repercussão: A Defesa da Vida no Tribunal do Júri
Eugênio Paes Amorim, Promotor de Justiça

*Segue a foto em anexo no e-mail
Legenda e crédito*

Itinerante, tradicional evento promovido pela AMPRS irá percorrer o Estado aproximando o MP do universo acadêmico. Foto: Divulgação AMPRS / Arquivo