Instituto Ling traz artistas do Norte do Brasil para realizarem intervenções inéditas em Porto Alegre

Instituto Ling traz artistas do Norte do Brasil para realizarem intervenções inéditas em Porto Alegre

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A paraense Bárbara Savannah abre a programação deste ano criando um mural na parede de entrada do centro cultural entre os dias 8 e 12 de abril. A execução do trabalho poderá ser acompanhada em tempo real pelo público, e o resultado será comentado em bate-papo com a curadora Vânia Leal no dia 13, às 11h

Projeto que convida artistas de diferentes regiões do Brasil a realizarem intervenções inéditas na parede de entrada do centro cultural, o Ling Apresenta receberá neste ano quatro jovens talentos do Norte do país selecionados pela curadora da primeira edição da Bienal das Amazônias, Vânia Leal, que se une à iniciativa para aproximar o Rio Grande do Sul da cultura amazônica.

Quem abre a programação de 2024 é a artista paraense Bárbara Savannah, que estará no Instituto Ling de segunda a sexta-feira8 a 12 de abril, criando um novo trabalho, de grandes dimensões, desenvolvido em um espaço com 6m de largura e quase 3m de altura. Durante os cinco dias, quem passar pelo local poderá acompanhar gratuitamente a criação do mural, observando as escolhas, os gestos, as técnicas e os movimentos da artista que tem se dedicado a transmitir e desfragmentar elementos da cultura popular amazônica, trazendo a temática ribeirinha para o cenário urbano.

O resultado da experiência será comentado no sábado, dia 13 de abril, às 11h, em um bate-papo entre a artista e a curadora em frente à obra. A conversa é aberta ao público. Para participar, basta fazer a inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br.

O mural ficará exposto para visitação até 8 de junho, com entrada franca. Depois, será apagado para dar espaço a outros trabalhos de artistas que colocam, em suas criações, a Amazônia como um dos centro de preocupação da humanidade.

A programação oferece a possibilidade de contratação de intérprete de Libras. Quem necessitar do serviço pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3533-5700 para fazer a solicitação.

Sobre a curadora
Vânia Leal Machado
 nasceu em Macapá, no Amapá, e vive e trabalha em Belém, no Pará. É mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura e atua na área de curadoria e pesquisa em Artes, tendo participado de júris de seleção e premiação e organizações de salões. Foi curadora educacional do projeto Arte Pará e fez a curadoria de exposições como Mastarel: Rotas Imaginais (2019), de Elaine Arruda, no Banco da Amazônia; Tecidos de Certeza (2019), de Elisa Arruda, na Galeria Elf; Coleção Eduardo Vasconcelos (2021), nas Galerias Theodoro Braga e Benedicto Nunes no Centur; A Inversão do cotidiano (2022), de Elisa Arruda, na Galeria Ruy Meira; Nhe Amba (2022), de Xadalu Tupã Jekupe, no SESC Paraty; e Gravado na Alma (2023), de Eduardo Vasconcelos, no Banco da Amazônia. Também foi curadora da primeira Bienal das Amazônias em 2022-2023. Atualmente, é diretora de projetos da Bienal das Amazônias e faz parte do grupo de crítica do Centro Cultural São Paulo.

Sobre a artista
Bárbara Savannah
 é uma artista originária da Ilha do Marajó, no Pará. Residindo em Belém, participou de exposições coletivas como Mãe do corpo (2019), do coletivo Vênus, na galeria Benedito Nunes (Fundação Cultural do Pará); e Mulher ser Mulher (2020), na Fundação Cultural de Ilhabela – FUNDACI – SP; além de realizar a exposição individual Universo entre folhas (2021), na galeria Izabel Aquino. Destacando-se no muralismo, sua arte saudosista ecoa nas paredes das cidades, trazendo a temática amazônica e ribeirinha para o cenário urbano. Participou ativamente de projetos como o Igarapé da Paz (2022) e a Semana de Arte e Muralismo (2022) na Sede Fundação Cultural do Pará, em Belém. Além de sua prática artística, é aluna do curso de Arte-Educação no CEFART – Fundação Clóvis Salgado, em Minas Gerais.

Sobre o projeto
Com o título Ling Apresenta: Amazônias, no tremor das vidas, essa é a terceira edição do projeto. A iniciativa surgiu em 2022, convidando quatro artistas do Rio Grande do Sul para realizarem intervenções artísticas inéditas na parede de entrada do centro cultural em Porto Alegre. No primeiro ano, o projeto teve curadoria da jornalista, pesquisadora e curadora independente Luísa Kiefer e contou com a participação dos artistas gaúchos Bruno Tamboreno, Fernanda GassenGustavo Assarian e Talita Hoffmann. Em 2023, o Ling Apresenta expandiu sua atuação e ganhou a curadoria de Bitu Cassundé, que convidou diferentes artistas do Nordeste para criarem obras em Porto Alegre: o cearense Charles Lessa, o baiano Marcos da Matta, a maranhense Gê Viana e o duo Acidum Project, dos artistas cearenses Terezadequinta e Robézio Marques.

A programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

SERVIÇO
Ling Apresenta: Bárbara Savannah, com intervenção artística inédita

Artista: Bárbara Savannah
Curadoria: Vânia Leal
De 8 a 12 de abril (segunda sexta-feira), o público poderá acompanhar a criação da obra, em tempo real, das 10h30 às 20h

Após ser finalizada, a obra ficará em exposição até o dia 8 de junho, com visitação de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Conversa com a artista e a curadora em frente à obra
Dia 13 de abril, sábado, às 11h
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e sistema de fechamento para bebidas e produtos de higiene e beleza.