Maior Faxina Solidária do Rio Grande do Sul’ no domingo (23) para ajudar as vítimas da enchente. Interessados podem se candidatar
Os bairros Humaitá e Vila Farrapos, em Porto Alegre, receberão no domingo (23) “a Maior Faxina Solidária do Rio Grande do Sul”. A megaoperação, promovida pela plataforma Meu Lar de Volta e Ypê, com apoio do Instituto Vakinha e Grêmio, está com inscrições abertas para os voluntários que queiram participar da limpeza das casas que foram duramente atingidas pela enchente que castigou a região. Para participar, os interessados devem se cadastrar diretamente no site www.meulardevolta.com.br/maior-faxina.
“Nosso objetivo é possibilitar recomeços dignos para o maior número de famílias. E nesse Dia D, ao lado de 2 mil voluntários, estaremos juntos por essa causa, devolvendo sonhos e dignidade para tanta gente que até hoje não conseguiram voltar para casa.”, contou o designer, Lipe Machado, um dos criadores da plataforma.
A Faxina Solidária conta com o patrocínio oficial da Ypê – empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país. “Sempre estivemos comprometidos com ações que promovem bem-estar e dignidade social. É assim desde a nossa fundação, há mais de 70 anos. Então, estarmos juntos nessa operação que vai transformar sonhos em ação, é uma honra para nós. Essa mobilização será mais do que uma limpeza; devolveremos uma oportunidade de recomeço para muitas famílias.” disse Mariana Nunes, gerente de Responsabilidade Social da Ypê.
Desde que foi criada por quatro amigos gaúchos Gabriel Hipolito das Neves, Felipe Menezes, Fábio Borges e Lipe Machado, ‘Meu Lar de Volta’ vem conectando quem precisa de ajuda com quem pode ajudar. Na plataforma, artistas como Fernanda Lima, Cleo Pires, Lucas Fresno, Camila Coutinho, Ilana Kaplan, Juju Massena e Diogo Elzinga despontam como apoiadores dessa iniciativa que até o momento já arrecadou 100 geladeiras, 220 fogões, 140 lavadoras e mais de 30 toneladas de alimentos, roupas e água, além de seguir com arrecadação de doações via pixa, na plataforma Vakinha. “É satisfatório ver toda essa movimentação pelo nosso estado, após termos arrecadado mais 70 milhões pela nossa plataforma, agora que a água baixou, temos mais trabalho a ser feito, a limpeza dessas casas. Esse processo de arrecadação, novas parcerias e patrocinadores, como por exemplo, a Ypê e o Grêmio, me faz ter a certeza de que estamos no caminho certo. Nossa meta é chegar a 2 mil voluntários para a Maior Faxina do Rio Grande do Sul, mas com a ajuda das pessoas a tendência é que esse número aumente ainda mais.”, afirma Luiz Felipe Gheller, CEO do Vakinha, maior site de doações online da América Latina.
Para o Grêmio, que desde o começo da enchente já arrecadou e doou centenas de toneladas de produtos e através do seu departamento de responsabilidade social implantou duas cozinhas comunitárias no bairro Humaitá, é mais uma oportunidade para ajudar as comunidades do entorno da Arena: “O Grêmio sabe do seu tamanho e da sua responsabilidade, e vai estar sempre ao lado dos moradores desses bairros.”, destacou o presidente, Alberto Guerra.