Fórum de saúde da Granpal debate necessidades dos municípios da região 

Fórum de saúde da Granpal debate necessidades dos municípios da região 

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Situação operacional do Hospital de Alvorada também preocupa

 

O Fórum de Saúde da Granpal se reuniu pela manhã da quinta-feira (04) com representantes dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre para analisar a situação atual das cidades após as enchentes que atingiram o estado no mês de maio. A pauta era entender quais necessidades esses municípios terão daqui para frente e como a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) pode ajudar.

 

A coordenadora do Fórum de Saúde, Ana Boll, comenta que após a enchente, o que mais preocupa os hospitais é a reposição de insumos que foram utilizados em quantidade muito superior ao normal e que buscarão ajudar na reposição dos mesmos.

 

A reunião também abordou o programa Assistir, que tem impactado os recursos da saúde no estado, e será enviado um ofício à Secretaria Estadual de Saúde solicitando prazos adicionais para evitar os descontos que estão programados para começar a partir de setembro. “Nos meses de outubro, novembro e dezembro são meses em que teríamos novamente o desconto do Assistir, e nós vamos pedir que esses descontos não sejam aplicados”, esclarece a coordenadora.

 

Durante a reunião, uma das preocupações levantadas foi a situação do Hospital de Alvorada, que possui contrato com o Estado do Rio Grande do Sul, mas está enfrentando inúmeros problemas em relação ao seu funcionamento e ao abastecimento de insumos. “Ele não está conseguindo oferecer a assistência necessária. Então, estamos realmente preocupados com isso e solicitamos que a Granpal faça um movimento junto à Secretaria Estadual de Saúde para buscar uma solução”, diz Ana.