Na segunda edição do projeto Ling no Ponto, a jornalista e a atriz recebem a psicóloga Helen Barbosa dos Santos, a advogada Maria Berenice Dias e a cientista social Nina Fola para promover uma conversa sobre as novas configurações das famílias
Projeto que estreou no último mês de agosto lotando o auditório do Instituto Ling, o Ling no Ponto volta a reunir a jornalista, radialista e apresentadora de televisão Tânia Carvalho e a atriz, diretora, professora e produtora de conteúdo Catharina Conte para mais uma conversa provocativa e atual. Em encontro na quarta-feira, dia 18 de setembro, às 19h, as apresentadoras trazem para a pauta a discussão sobre as famílias contemporâneas e suas novas configurações, recebendo especialistas de diversas áreas para contribuir com o assunto.
Para enriquecer o bate-papo, foram convidadas três profissionais: Helen Barbosa dos Santos, psicóloga com pós-graduação em Psicologia Social pelo NUPSEX/UFRGS; Maria Berenice Dias, advogada especializada em Direito Homoafetivo, Direito das Famílias e Sucessões; e Nina Fola, cientista social, mestra e doutoranda em Sociologia, além de cantora, percussionista e militante social antirracista. A entrada é gratuita, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras).
O projeto tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.
Mais sobre as apresentadoras
Catharina Conte formou-se em Teatro (UFRGS) e Produção Audiovisual (PUC-RS). Iniciou sua carreira aos nove anos de idade e, desde então, atuou em diversos espetáculos de teatro (premiada como melhor atriz revelação no Prêmio Açorianos por Como Sobreviver ao Fim do Mundo), curtas-metragens, comerciais, longas-metragens e como dubladora. Já teve trabalhos apresentados em Portugal, Brasil, Nova York e Londres.
Tânia Carvalho foi a primeira apresentadora do programa Jornal do Almoço, na TV Gaúcha (atual RBS TV), lançado em março de 1972 e no ar até hoje. Também foi apresentadora e âncora de diversos programas de televisão e rádio da RBS, incluindo os programas Gurias de Quinta e Café TVCOM, na emissora TVCOM. Participa do programa Gaúcha Comportamento, comentando sobre literatura, todos os sábados, na Rádio Gaúcha.
Sobre as convidadas
Helen Barbosa dos Santos é pós-doutoranda no Grupo de Pesquisa Vulnerabilidade, Preconceito e Processos Psicossociais da PUC-RS, doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFRGS – Núcleo de Estudos em Relações de Gênero, Sexualidade e Raça (NUPSEX). É também especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ).
Maria Berenice Dias é desembargadora aposentada do Estado do Rio Grande do Sul. Advogada especializada em Direito Homoafetivo, Direito das Famílias e Sucessões, e pós-graduada e mestre em Processo Civil pela PUC-RS. É fundadora e vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e presidente da Comissão Nacional de Direito Homoafetivo e Gênero da mesma instituição. Integra o Projeto Crianças Invisíveis e presidiu a comissão que elaborou o Estatuto da Adoção (PLS 394/2017). Presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da OAB, também coordenou a elaboração do Estatuto da Diversidade Sexual e Gênero.
Nina Fola é cientista social, mestra e doutoranda em Sociologia pela UFRGS, além de cantora, percussionista e militante social antirracista. Em seu trabalho acadêmico, busca dialogar com essas duas linguagens: a do saber fazendo e a do saber teórico-prático. Tem interesse em dialogar na Sociologia e na política sobre o conhecimento desenvolvido nos espaços populares negro-africanos constituídos, principalmente, no RS.
SERVIÇO
LING no Ponto: famílias contemporâneas
Apresentado por Catharina Conte e Tânia Carvalho, com as convidadas Helen Barbosa dos Santos, Maria Berenice Dias e Nina Fola
Dia 18 de setembro, quarta-feira, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural
Duração: 2h
Observações
O Instituto Ling está empenhado em proporcionar uma experiência acessível e inclusiva a todos os seus visitantes. Esta programação oferece a possibilidade de contratação de intérprete de Libras. Quem precisar do serviço pode sinalizar no formulário de inscrição.
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.